quarta-feira, 10 de outubro de 2012

SOPA NA VEIA

Inacreditável! Incrível! Senhora morre num hospital da cidade de Barra mansa, no estado do Rio de Janeiro, após receber sopa na veia.
Isso mesmo! Não se trata de um trote ou piada de péssimo gosto. É verdade! Uma profissional da saúde, inadvertidamente, injetou sopa (alimento) na circulação sanguínea de uma paciente.
Uma situação que provavelmente poderia ser usada em teatro de absurdos ou nos filmes de terror. Mas este é mais um caso de erro ou distração em hospitais do Brasil.
Este ano, foram contabilizados casos impossíveis de serem aceitos sem no mínimo uma reflexão sobre o que está causando tantos enganos fatais para a vida de pacientes.
Foram registrados casos em que duas crianças receberam ácido no lugar de um produto tranquilizante, que deveria ser aplicado para que os bebês pudessem ser examinados com tranquilidade.   
Nas veias já foram injetados, além da sopa, leite e glicerina. O dedo de um bebezinho foi amputado por uma enfermeira. Usando uma tesoura a profissional errou e ao cortar o curativo, decepou o dedo da criança.
Outro caso de amputação aconteceu por queimaduras na perna de um menino que era submetido a uma cirurgia. Por distração um aparelho foi esquecido ligado causando graves queimaduras na perna da criança, levando a amputação do membro.
Gaze esquecida no interior do útero de uma jovem mulher, que após ser submetida a uma cesariana, teve parte de seu aparelho intestinal retirado devido à infecção causada pelo esquecimento de outro profissional da saúde.
Sabemos que são casos isolados, como os casos de deformações e mortes após cirurgias de estética.
Sabemos que a grande maioria dos profissionais da saúde, são competentes,  salvando vidas diariamente. Porém, quando vários casos acontecem num curto espaço de tempo, temos que parar para pensar – o que está acontecendo?
Seria falta de preparo de alguns profissionais?
Excesso de horas de trabalho, provocando estresse e consequentemente erros banais?
É preciso encontrar uma saída para essa sucessão de casos.
Não podemos admitir que erros tão simples, continuem  acontecer.
Atenção  Faculdades que possuem cursos na área da saúde.
Atenção professores.
Atenção estudantes.
Atenção  profissionais.
Nada substitui a vida humana.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário