sábado, 23 de março de 2013

ANEL DE PRATA

           Anel de ouro, anel de prata, anel com diamantes, anel de aço, anel de lata.
Joia, adorno, compromisso, status, lembranças.
Quantas mensagens existem num anel.
Exibir um anel pode demonstrar compromisso com alguém, com uma profissão ou com alguma causa. Anel é joia especial. Com adornos ou sem eles ou apenas um aro chamado aliança,  indicando estar ligado a alguém.
Aliança é um anel especial. O de noivado está em queda no mercado. O de casamento, muitas vezes fica tanto tempo que nem sai mais do dedo. Passa a fazer parte do corpo de quem usa. Chegam às bodas e eles permanecem firmes indicando relação duradoura.
Outras vezes essa joia, serve para indicar profissão. Anel de doutor. Doutor médico ou doutor advogado. Pode ser veterinário ou farmacêutico. As pedras e suas cores,  informarão apenas a especialidade profissional do cidadão. Porém, a qualidade do trabalho, somente as  ações é que irão certificar. Neste caso o anel serve apenas para indicar  titulação e nada mais que isso.
Anel no dedo médio ou no indicador. Tem gente que usa no mindinho e os que colocam no polegar. Não existe um dedo certo para usar. O importante no anel é o que ele vai significar. Em alguns casos pode ser ostentação. Houve tempo que servia para identificar os escravos. Ben Hur, quando se apaixona por sua escrava Esther, retira-o de sua amada e o coloca em seu dedo. Naquele ato ele a libertou e tornou-se seu escravo.
Lindas cenas são protagonizadas por anéis.
No filme ENSINA-ME A VIVER, a personagem vivida por Ruth Gordon, ao receber um anel de seu amado, joga-o no  mar. Diante dos olhos assustados do rapaz, ela diz: “eu guardei o anel. Agora, sei onde ele está e não corro o risco de perdê-lo”.
Que imagem delicadamente maravilhosa!
Altares enfeitados por flores brancas têm sido testemunhas de juras de amor e  troca de alianças. Beijos, lágrimas e divórcios. Em alguns casos, os contratos são rasgados e as joias atiradas pela janela. Acabou o amor, o anel perdeu seu valor afetivo, restou a joia, que poderá ser vendida ou usada no dedo de um novo contratado.
Que me desculpem os românticos, mas os laços afetivos andam em baixa na bolsa de valores do amor. As joias entregues no ardor da paixão trocam rapidamente  de dedo ou ajudam àquele que a herdou,  aumento em sua conta bancária.
As revistas de fofoca sobrevivem com as trocas de alianças, anéis,  casais e  pares. O troca troca e a dança das cadeiras, também fazem a festa dos joalheiros e advogados. Contratos rasgados, amor esquecido e aliança rompida.
Entre tantos anéis, um está sendo olhado com respeito. Trata-se do ANEL DO PESCADOR, que  será usado pelo no Papa Francisco.
Mais do que uma joia, ele representa a aliança entre Deus, Igreja e Povo. No dedo do Papa, ele aponta para a responsabilidade dos religiosos, de qualquer crença ou segmento, em manter a paz, o amor e a fraternidade entre pessoas e nações.
É a aliança com a fé, com a esperança e a caridade.
Como seria bom se todas as alianças (com duplo sentido) fossem respeitadas!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário