segunda-feira, 18 de março de 2013

“LEITURATERAPIA”

           Ler é um hábito saudável e que deveria ser aconselhado pelos médicos, como terapia. Ajuda passar o tempo, enriquece o vocabulário, estimula o cérebro possibilitando a melhoria cultural do leitor.

Importante lembrar, que é preciso selecionar o material que será consumido, isto é, deve-se cuidar para que o texto, livro, revista, jornal ou poesia seja de boa qualidade.

Para os iniciantes,  aconselhamos textos pequenos. À medida que o hábito da leitura começar a “fazer efeito”, as doses poderão aumentar até chegarmos aos livros clássicos.

Os românticos podem iniciar o tratamento com poemas. A poesia é um excelente antídoto contra a tristeza, podendo ser usada em todas as idades, sem preocupações com a dosagem.

Para o entretenimento, as revistas podem ser utilizadas, porém com algumas restrições. Cuidado com as capas bonitas que escondem um conteúdo de má qualidade.

Quanto aos jornais, os iniciantes devem acautelar-se com as manchetes trágicas, que não fazem bem à saúde. O melhor é começar pelo caderno de diversões.

Existem alguns excelentes cronistas que publicam ótimos textos em jornais e revistas. Eles fornecem bons antídotos para todos aqueles que buscam o tratamento pela “Leituraterapia”.

Para as crianças, podemos usar os livros coloridos e ricos em gravuras. Os textos pequenos geralmente são de fácil entendimento e aos poucos despertam na garotada o saudável hábito de ler.

Esse tratamento pode ser usado em casa, nas praças, nas salas de espera, no metro, nos mais diversos meios de transporte e até no banheiro. São fáceis de carregar. Existem em diversos tamanhos e os preços também variam bastante. Porém, quem não puder adquirir um livro, basta  dirigir-se às bibliotecas e usá-los gratuitamente.

Portanto, não há motivo para não fazer esse tipo de tratamento. Vá agora mesmo a uma livraria, banca de jornal ou a uma biblioteca e comece a sua “Leituraterapia”.

Boa sorte e boa saúde!
            Edison Borba

 

 

 

Um comentário:

  1. Para esse tratamento não há qualquer contra indicação, com certeza. É cura certa contra a ignorância.Bjs caro mestre.

    ResponderExcluir