terça-feira, 29 de novembro de 2011

AS BARBAS DO PRESIDENTE

Barbas, bigodes e cavanhaques sempre foram  marcas na nossa política. Homens austeros ostentando fartas barbas e respeitáveis bigodes  fizeram e ainda fazem a alegria dos cartunistas e chargistas. Retratados das mais diversas formas, se tornaram figuras populares e conhecidas em todo o mundo. Longas e grisalhas davam aos seus “donos” a austeridade que o cargo exige.
Deodoro da Fonseca foi o que ostentou a maior barba, seguido de Prudente de Morais, sendo  Lula o mais novo  herdeiro desta linhagem.

No quesito  bigode e cavanhaque, Campos Sales é o grande vencedor, apesar de Rodrigues Alves e Afonso Pena serem bons concorrentes. Os bigodes provavelmente são herança dos nossos irmãos portugueses, que encontraram no Brasil, um grande número de fiéis seguidores.

Sarney é o campeão neste item deixando Epitácio Pessoa e Washigton Luís com os segundo e terceiros lugares. Porém, Jânio quadros fica com o prêmio de bigode especial. O homem da vassoura exibiu por pouco tempo um interessante e bizarro bigode. Talvez esse tenha sido o presidente que mais colaborou para a alegria dos desenhistas. Bigode, óculos e vassoura lutando contra a rinha de galos. Uma festa!

Não há como deixar de registrar o topete do Itamar. De cara bem barbeada, teve no cabelo o centro das atenções populares. Nem a falta da calcinha de sua acompanhante fez tanto sucesso entre os jornalistas.

Os caras raspadas,  tiveram em Getúlio Vargas o seu mais ilustre representante. O baixinho foi o primeiro a mostrar a cara. Rosto redondo e dono de uma oratória extremamente convincente; levava o povo ao delírio, com o seu tradicional “Trabalhadores do Brasil!”

Nesse grupo, a lista é bem grande, além de Vargas e Juscelino destacamos  Jango e Collor. Interessante observar que entre  os “barbeados”, estão os mais conquistadores. Diversas histórias de amor proibido, envolvendo esses nobres senhores com cantoras e atrizes entre outras senhoras da tradicional sociedade brasileira fazem parte do imaginário popular.

Entre barbas, bigodes,  cavanhaques e caras raspadas,  um rosto diferente ocupa o Planalto. Batom, base e perfume trouxeram outra visão para a presidência, um rosto de mulher. Nem barba nem bigode, agora o que temos é maquiagem e a presença feminina. Esperamos que a nova face traga  nova fase para o  país. Mais perfume e encantamento para o povo. Que a “maquiagem” seja apenas um artifício para o rosto da presidente e não uma forma para enganar a população.
Foi com pesar que acompanhamos o ex presidente Lula perder a sua  barba e  bigode. Uma sensação de estarmos diante de outro homem. Um Sansão sem a sua força. Fica difícil discutir problemas sindicais ou questões políticas, com esse novo rosto do Lula.  Como criticar ou aplaudir um homem, sem a sua marca.  Falta identidade. Alguma “coisa” de muito especial deixou de existir.  Esperamos que logo a barba do Sr. Luis Ignácio Lula da Silva, volte a cobrir o seu rosto e que ele possa criar  polêmicas com a sua inconfundível forma de falar. Com erros e acertos, Lula é um brasileiro; e políticas à parte; estamos torcendo por ele.



Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário