domingo, 27 de novembro de 2011

ESTRELAS

Novelas são feitas de pequenos momentos. Muitas vezes, ficamos aguardando para que brilhe uma estrela. No emaranhado de textos; longos e complicados e uma grande diversidade de personagens fica difícil destacar esse ou aquele desempenho, mas quando acontece, ficamos de plantão, aguardando que o ator ou atriz surgirem na nossa telinha.
Há tempos que esses momentos, tem sido um privilégio de mulheres, atrizes ou estrelas. Apesar de muitos atores brilharem e se destacarem nos folhetins, a maioria dos bons momentos estão nas mãos femininas. Existe um matriarcado no mundo teatral.
O mundo dos “noveleiros” ficou marcado pela presença de Kassia Kiss Magro. Durante muito tempo, a Dulce, viverá nas nossas mentes. Esse personagem nasceu, cresceu e nos envolveu. Era real. Tinha corpo e alma. Na tela, Kássia era Dulce no gestual, na fala, no rosto, nas expressões, no talento. Uma cena valia o capítulo. Os atores e atrizes, seus parceiros, ganhavam brilho ao lado da Dulce. Aos poucos, a estrela maior entre todo o grande elenco era apenas uma. Até a última gravação ela nos emocionou as lágrimas. Gotas de grande dramaturgia; nos capítulos da novela Morde e Assopra.


O mundo televisivo não pode parar. Sai história entra história. Mudam atores e atrizes e novamente ficamos a espera de encontrarmos mais um bom desempenho. Surgem os personagens e aos poucos vemos surgirem os mais variados estilos de interpretação. Ficamos aguardando que apareça aquele momento, aquele personagem, aquela estrela ou astro.
Eva nasceu de Ana Beatriz Nogueira. Mãe possessiva, enlouquecida e apaixonada pela filha. Uma mistura de sentimentos. Ana nos atraia quando nos irrita. Nos emociona, quando se descontrola. A odiamos quando humilha uma das filhas. Nos prende diante da tela na expectativa dos sentimentos que irão arrebentar. Novamente uma grande estrela. Um mulher fascinante. Ana Beatriz Nogueira transforma-se em megera para renascer como mãe dedicada. Atriz que impõem sua interpretação valorizando cada palavra do texto. Quando a câmera focaliza apenas o seu rosto na telinha, nos impressiona o que essa mulher consegue transmitir, mesmo quando a cena é só expressão.
Grandes momentos numa novela singela e doce, com momentos de grande sensibilidade. O conjunto de artistas faz um trabalho bastante homogêneo. As cenas externas são verdadeiros postais do belo sul do Brasil.
Nesse mundo encantado das telenovelas, brilha uma grande estrela Ana Beatriz Nogueira.
Edison Borba






Um comentário:

  1. Em perfeita sintonia com o meu julgamento sobre telenovelas e da interpretação e expressões de nossas divas. Forte abraço

    ResponderExcluir