quinta-feira, 10 de novembro de 2011

BACALHAU COM PERU

A nação vascaína convida  todos a subirem a colina de São Januário, para se deliciarem com um saboroso peru  assado. Agradecemos ao Universitário, por nos presentear com esse delicioso prato.
O chefe de cozinha Cristovão Barros, preparou bem toda a sua equipe. Todos os temperos foram adicionados na quantidade certa. Na grande cozinha do nosso estádio, houve a princípio  certa dificuldade para cozinhar a “gorda ave”. A carne estava dura e resistiu  para “pegar” o tempero. Mas, como diz o ditado “galinha de casa não se corre atrás”, aos poucos os universitários – donos do peru, entregaram a penosa.
Foi necessário que a equipe de cozinha trabalhasse com cuidado. Elton e Eder Luiz cuidaram de amansar o bicho. Deixando em fogo brando para que Juninho Pernambucano colocasse pimenta no tempero e Diego Souza aplicasse a pitada que faltava no molho. Apesar disso, a ave resistia, não querendo amolecer a carne. Mas na nossa cozinha tem Flores, que não ficou no vaso, e entregou um vidro de molho para Rui Diaz, que muito hábil, molhou o peru.

Mesmo com a saída da cozinha de alguns ajudantes, os cozinheiros da colina, não desanimaram e aumentaram o fogo. Com a chama mais alta, o peru começou a amolecer. Todos os cruzmaltinos, famintos por um jantar, se apressaram em cansar a ave. Havia uma grande quantidade de gente com fome, ocupando as arquibancadas. Eram clientes, cativos e de carteirinha. Com suas lindas camisas onde a cruz de malta os identifica, gritavam e se agitavam querendo que o peru fosse servido na bandeja.
Dedé, Juninho e Elton resolveram colocar mais pimenta. Era hora de esquentar a cozinha. Faltava incrementar o molho e passar de fogo brando para fogo alto com cuidado de não estragar o jantar. Era preciso cozinhar na medida certa.
E foi Dedé, que como todo brasileiro, sabe se virar em qualquer restaurante. Cansado de esperar que o peru amolecesse, não perdoou a ave. Aumentou o fogo, com os companheiros Juninho, Elton, Allan e Alecsandro  terminaram o jantar.
O peru assado foi servido, cabendo para cada vascaíno, cinco pedaços da deliciosa ave.
Todos satisfeitos e de barriga cheia, voltaram para casa com a boca salivando pelo incrível sabor de bacalhau com peru.
Edison Borba – vascaíno!





Nenhum comentário:

Postar um comentário