sábado, 12 de novembro de 2011

ROCINHA - DIA D

Muitos de nós já tivemos em nossas vidas um dia D. A espera do resultado de um exame médico; uma prova que nos proporcionará um novo emprego; um telefonema que deverá conter a resposta para uma relação afetiva ou a espera de um bebê. São momentos difíceis e angustiantes. Esses dias se tornam marcantes em nossas vidas.
Na história universal, temos um famoso dia D. Seis de junho de 1944, as forças aliadas, desembarcaram na região da Normandia, no norte da França, dando início aos combates que culminariam com o fim da 2ª guerra mundial. Foram longos anos a espera que esse dia finalmente chegasse e desse um fim ao grande conflito.
Outros dias D podem ser encontrados marcando a história de todos os povos. Todos, muito importantes para os que participaram dele. Dias marcantes, que ficam guardados em nossos corações com símbolos de grandes mudanças.

Dia 13 de novembro de 2011, será o dia D para a cidade do Rio de Janeiro, mais especificamente, para a comunidade da Rocinha. Um dia para toda a Nação Brasileira!

Tropas militares (marinha, exército e aeronáutica) juntamente com a polícia civil e militar, e todo um conjunto de homens defensores da lei e da ordem, ocuparão o território inimigo, colocando  ponto final, no domínio dos traficantes sobre os homens de bem.

 Famílias abandonaram seus lares  e outras deverão se manter em suas casas durante o processo de ocupação. As autoridades competentes informaram a toda a população como proceder durante o processo de ação policial.

Mesmo com a prisão do NEM (senhor do tráfico), existe uma ameaça de enfrentamento pela possibilidade de haver seguidores desse ditador, capazes de manter uma luta. Existe uma grande preocupação entre todos os moradores da Cidade Maravilhosa.

Um fato intrigante é o fascínio e o domínio, que homens como alguns ditadores conseguem manter sobre jovens, que entregam suas vidas em defesa de causas perdidas. Meninos e meninas, que são levados a formar um exército sem futuro. Nesse dia D, muitos deles poderão morrer. Rebeldes da droga, como outros que lutaram em defesa de líderes do mal.

A sociedade não pode permitir que datas como essa se repitam ao longo da nossa história.

A aldeia global em que se transformou o mundo só pode ter uma bandeira, a da Paz. Não importa os idiomas ou as culturas diferentes, precisamos da união universal. Povos ajudando povos. Irmãos ajudando irmãos.

Que o 13 de novembro possa ser  mais do que um dia D – seja um dia A de Alegria, um dia H de Harmonia e mais do que tudo um dia F de Felicidade e de Fraternidade.

Edison Borba




Um comentário:

  1. Que realmente seja um D...De muita paz e alegria para as pessoas de bem que residem na Rocinha e para todos nós que de uma forma indireta convivemos com esse clima de apreensão que se instalou no Rio nos últimos tempos. Dani e Edison.

    ResponderExcluir