terça-feira, 22 de novembro de 2011

COMPLEXO DE VIÚVA

Hoje dia 22 de novembro, na comunidade da Maré, mais uma mulher passará a ostentar o título de viúva. Como as mães da Praça de Maio (Argentina), as da Praça da Sé (São Paulo) e as da Cinelândia (Rio de Janeiro), a quantidade de viúvas brasileiras aumenta em progressão geométrica.
Mulheres de todos os tipos e classes perdem seus maridos, amantes, namorados e companheiros das mais variadas formas. Acidentes de tráfego ou acidentes no tráfico. Balas perdidas que acharam corpos. Caídos de andaimes em que se balançavam nas construções, ou simplesmente na luta diária pela sobrevivência. Essas mulheres como as de “Atenas” se vestem de preto e choram lágrimas de sangue.
Sonhando com seus heróis, viverão das lembranças dos momentos em que se perfumavam e se despiam para os encontros de amor.
Diante dos corpos, permanecem firmes e apesar das lágrimas não se ajoelham e nem imploram, apenas choram.
Mulheres, apenas mulheres; não importa se seu amante era soldado ou traficante. Trabalhador ou desocupado. Guerreiro ou covarde. Eram seus homens!
Mulheres viúvas não tem mais sonhos só presságios, cuidarão dos filhos e da casa. Assumirão duplos papéis. Rezarão novenas entregando aos seus santos ou orixás as suas penas.
Sublimarão seus desejos no trabalho e na luta pela justiça. Viverão das lembranças das noites de carícias e da espera por aquele que não voltará jamais.
Nas comunidades são símbolos de uma guerra sem fim.
Não tecem longos bordados, mas trabalham para sustentar seus filhos. Algumas viúvas grávidas carregam suas barrigas órfãs pelas ruas, como troféus das modernas guerras deste novo século.
Hoje, mais uma mulher receberá o crachá de viúva. Essa será a sua nova condição social. Como herança, dois filhos menores. Uma arma. Um tiro. Uma bala. Um homem morto. Uma viúva. Dois órfãos. Mais uma mulher, que caminhará pela vida carregando em seu peito o complexo de viúva...

Nota: O Complexo da Maré é constituído por farias comunidades, numa região à margem da baía de Guanabara, que primitivamente era constituída por manguezais. Atualmente, existem em torno de 16 comunidades, compondo todo o Complexo, com uma população de mais de 130 mil moradores.

Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Temem por seus maridos
Heróis e amantes de Atenas
As jovens viúvas marcadas
E as gestantes abandonadas não fazem cenas
Vestem-se de negro, se encolhem
Se conformam e se recolhem
As suas novenas
Serenas


SALVE CHICO BUARQUE DE HOLANDA!




Nenhum comentário:

Postar um comentário