sábado, 19 de novembro de 2011

BANDEIRAS

Por que um pedaço de pano colorido nos provoca sentimentos tão profundos?  Por que esse simples objeto, pendurado em um mastro nos faz chorar?
Pano, cores, legendas e figuras tudo isso reunido tem um significado extremamente sutil e forte. Nos trás lembranças e nos faz pertencer a um clube, a uma religião ou a uma nação. Quando estamos diante de uma bandeira, da nossa bandeira, não estamos sozinhos. Onde ela estiver lá estará sonhos, sentimentos, crenças de um mesmo grupo.
Hoje, 19 de novembro, é o dia da Bandeira do Brasil República. Instituída quatro dias após a Proclamação da República, substituiu a Bandeira do Brasil Império.
Nas escolas, aprendemos que, cada pavilhão tem significados especiais para cada povo. Através dele cada nação será identificada. A bandeira brasileira tem o verde das nossas matas, o amarelo significa riqueza (ouro), o azul é o nosso céu e as estrelas os nossos estados. A inscrição ORDEM E PROGRESSO é o lema que deveria nos guiar.


Apesar de ser um dia de festa, lamentamos que o nosso estandarte, lábaro, pendão ou qualquer outro nome que possa significar bandeira, vem há tempos perdendo seus significados. O nosso verde está manchado pelas queimadas. Árvores tombam pela indiscriminada ação gananciosa de cidadãos sem escrúpulos, e com elas pássaros e muitos outros animais morrem. A biodiversidade brasileira vem sofrendo terríveis golpes. O amarelo, já não representa mais as nossas riquezas. Talvez seja um amarelado da vergonha de um povo que não consegue deter as mãos depredadoras de também brasileiros desumanos. Nosso céu está a cada dia mais poluído. A fumaça esconde as estrelas e enchem os nossos pulmões de detritos, que enriquecem homens poderosos. Nosso mar que também era azul, agora está manchado pelo petróleo.
A ordem e o progresso; ainda estamos tentando manter. Existem milhões de brasileiros, que lutam diariamente para que possamos nos manter como nação respeitada por todas as outras.
Apesar de tudo, amamos nossa bandeira e a nossa pátria. Choramos ao vê-la tremulando sob a ação do vento. Cantamos nosso hino e sonhamos com dias melhores. Brasileiro é sonhador, trabalhador, forte, alegre  explode de emoção todas às vezes que por algum motivo, vê sua bandeira no ponto mais alto de um pódio.
Hoje é dia de festa! Vamos comemorar e lembrar que nossa maior “bandeira” é o nosso voto!
--------------------
Hino à Bandeira do Brasil – letra de Olavo Bilac e música de Francisco Braga

 Salve lindo pendão da esperança!
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.

Recebe o afeto que se encerra
em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.

Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amado,
poderoso e feliz há de ser!

Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
paira sempre, sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor!


---------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário