sábado, 19 de novembro de 2011

AS MOÇAS DO TEMPO

Lindas e elegantes, elas ocupam as telas das nossas televisões e diariamente anunciam ventos fortes, chuvas torrenciais ou o brilho do sol.
Com muita delicadeza  nos avisam das mudanças do tempo.  São elas que nos aconselham a usar o casaco e não esquecer  o  guarda-chuva.

Diante dos mapas, indicam a origem dos ventos e fazem as previsões. Porém, sempre encantadoras, amenizam a chegada das tempestades e suavizam os efeitos do fenômeno “la niña”  e nos ajudam a programar feriados e finais de semana.
Em todas  existe uma característica comum, a suavidade com que deslizam as informações sobre o dia com chuvas e trovoadas, nublado com chuvas, sol com pancada de chuvas, parcialmente nublado, nublado e até as fortes geadas.
É uma delícia ouvir os mais variados boletins do tempo, por pessoas tão doces. Não há tempestade nem vendaval que possam resistir às moças do tempo.
Faz sol, mas uma frente fria próxima do nosso litoral fará a temperatura cair. Não haverá praia nesse final de semana. Essa informação é dita com tanta beleza que nem nos importamos com o domingo em casa, em frente à televisão, comendo pipoca.
Na segunda-feira o sol voltará a brilhar e a temperatura atingirá à  casa dos 30 graus. Isto significa que voltaremos ao trabalho sob  sol forte e muito calor. Bronzear o corpo  fica para a próxima semana.
No mapa, elas apontam as diversas regiões e elegantemente comentam as temperaturas mais altas e mais baixas. Faz 15 graus na região sul, podendo chegar a 18 em Santa Catarina. No norte as os termômetros variam entre 32 graus em Boa Vista e 27 em Manaus. Nessa hora a gente sente vontade de pegar um avião e desembarcar na Amazônia só para conferir a informação. Mas antes de viajar, ficamos sabendo que em Teresina os termômetros poderão chegar a 38  mas, em Cuiabá passará dos 40 graus.
De região em região, de estado em estado vamos acompanhando a moça do tempo. O ar quente e úmido que chega à região sudeste provocará muitas chuvas.
Os aeroportos estão fechados e apenas o de Guarulhos funciona com ajuda de aparelhos. E assim, viajamos nas asas das aeronaves, e as moças do tempo continuarão sorrindo com tempo firme ou “chuvoso”.
Todos os dias; esperamos pelas moças do tempo. São elas que ajudam aos surfistas, informando sobre as ondas e aos navegadores sobre as marés. Aos aviadores informam sobre as nuvens e aos pescadores onde haverá condições para jogar a rede.
Diante dos mapas, com sorrisos discretos e  elegantemente vestidas, elas nos ajudam a sonhar com um dia de sol e amenizar as semanas de chuva.

Durante todo o ano; temos um encontro marcado com as moças do tempo, nem que seja apenas para lembrar que nesse fim de semana não vai dar praia.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário