domingo, 26 de fevereiro de 2012

GLENN CLOSE & MERYL STREEP (Duelo de Titãs)

Os cinéfilos de todo o mundo, acompanharão mais uma vez um duelo de titãs. Duas fantásticas atrizes, estrelando filmes semelhantes. Ambas estão destituídas de suas características faciais e físicas e assumindo grandes interpretações sob o peso de uma maquiagem que as  transformam radicalmente.
O envelhecimento de Meryl e a masculinização de Glenn, faz com que tenhamos diante de nós, na  grande tela, dois seres absolutamente mutantes. O que não muda é a beleza das suas atuações.
Em “Albert Nobbs”, temos uma Glenn contida sob a personalidade de um mordomo, lutando para obter o respeito que as mulheres não conseguiam ter no século XIX. Atriz de grandes recursos cênicos, Glenn é uma das mais completas mulheres do cinema americano. Infelizmente, não é vista com bons olhos pelo júri do tão ambicionado Oscar. Por diversas vezes indicada e outras tantas rejeitada.
Em “A Dama de Ferro” (The Iron Lady), Meryl  transita pela vida de Margaret Thatcher, marcando a velhice dessa incrível dama como o ponto de referência da história. Também contida pelos movimentos de uma mulher idosa, Meryl, mais uma vez se deixa revelar como uma atriz que empresta seu corpo para viver totalmente o personagem. Temos diante de nós, uma Thatcher humana, frágil e que inspira piedade.
Glenn e Meryl, duas atrizes da melhor qualidade. Uma marcada pela rejeição da academia, sendo por diversas vezes injustiçada. “Perdeu” a estatueta para interpretações aquém da sua, por motivos que jamais saberemos explicar. A outra, querida pelo júri é uma das campeãs e colecionadora de Oscars.
Não importa quem levará o troféu, os cinéfilos é que sairão vencedores pela oportunidade de se emocionarem com duas grandes atuações.
Seus filmes, “Ligações Perigosas”(Dangerous Liaisons”), “A Escolha de Sofia” (Sophie’s Choice), “Atração Fatal” (Fatal Attraction) e Kramer vs. Kramer, são alguns de seus muitos papéis. Em todos eles essas senhoras emprestaram ao mundo da arte  beleza e profissionalismo.
Duas mulheres que desfilaram seus talentos pela comédia, drama e musicais. Usaram todas as máscaras do teatro. Fizeram-nos rir, chorar e pensar. Duas das maiores damas do cinema. Elas vão muito além da arte cênica quando mergulham e se transformam em seres vivos com corpo e alma como qualquer um dos espectadores.
Não podemos dizer “que vença a melhor”! Seria uma injustiça para as duas! Glenn ou Meryl? Vamos  deixá-las fora dessa tola competição e que o público tenha o direito de vê-las atuando, sem rótulos nem troféus.
Apenas o aplauso dos que amam o cinema é que deverá coroar a carreira de tão nobres Damas!


                             Obrigado Glenn Close e Meryl Streep! Valeu garotas!

Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário