quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

NOTÍCIAS MALDOSAS

A ditadura da beleza faz com que jornais, revistas e demais veículos de comunicação, transmitam informações constrangedoras, principalmente quanto à beleza feminina. Diariamente mulheres de todas as classes sociais e idades, dão à luz aos seus bebês. A grande diferença, é que algumas (ou a grande maioria), não tem acesso aos famosos cremes de beleza e clinicas emagrecedoras. Muito menos  freqüentar “SPA”, para se recuperar e RECUPERAR o esbelto “corpicho”. Imagino como deve ser a reação íntima de algumas mulheres, que acabaram de ter seus bebês, e que terão de enfrentar os serviços domésticos, amamentar e em, bem pouco tempo, voltar ao mercado do trabalho. Entre untar o corpo com um produto de beleza, e   a produção de mamadeiras e outros cuidados que um neném exige, ela terá que optar pela segunda “oferta” (ou será exigência?).
Os nove meses em que o seu organismo ficou “diferente”, não é matemáticamente proporcional ao tempo que ela,  mulher, terá para retomar as suas tarefas. Provavelmente, seu corpo sofrerá as ações do não respeitado (e merecido) “resguardo”.
Acabei de ler uma notícia,  num informativo bastante conhecido, destacando que uma famosa modelo (esposa de um rico empresário), aparece de biquíni numa praia do Rio de Janeiro, após menos de dois meses, dar à luz ao seu primeiro filho. Essa e outras famosas,  exibem suas lindas formas, após tempo reduzido do nascimento dos seus “rebentos”.
A questão não é a notícia propriamente dita, mas a forma como ela é escrita. O texto, maldoso, coloca como sendo algo comum a todas as recém mamães. “ Tipo assim”: todas as mulheres deveriam se cuidar para em pouco tempo voltar à sociedade e aos braços de seus amados exibindo lindas formas corporais. As que não conseguem, são descuidadas e correm o risco de se perderem na multidão e perderem a condição de favoritas no coração dos parceiros.
Será que estou exagerando? Gostaria de ouvir a opinião de mulheres que passaram por esse tipo de constrangimento. Como deve se sentir uma dona de casa e trabalhadora, vendo fotos de belíssimos e esculturais corpos que acabaram de parir?
Será que “pinta” algum sentimento de culpa? Revolta? Questionamentos de condições sociais?
Como esse tipo de notícia deveria ser abordada?  Enquanto a bela modelo, provavelmente, saiu do hospital  num automóvel refrigerado e após fazer fotos da amamentação, foi se deitar na cama de esteticistas, massagistas, analistas, manicures, nutricionistas,  cabeleireiros e outros componentes do fascinante mundo da beleza, as outras, sim as outras, para que mundo tiveram que retornar?
Sugestão:
- trabalhar na construção de uma matéria jornalística, comparando esses dois mundos.
- direcionar informações que possam ajudar a todas as mães.
- desmistificar e não endeusar as modelos, atrizes, bailarinas e famosas - humanizá-las.
- além de fotografar as belezas dessas “senhoras”, colocarem verdadeiramente, como foi possível em tão pouco tempo voltar à antiga forma. Mas contar a verdade VERDADEIRA.
Espero, desta forma, estar contribuindo para o bem estar da maioria das mulheres, que em todo o mundo, não possuem condições de usufruir dos benefícios do famoso mundo das notícias maldosas.
Edison Borba




Um comentário:

  1. Edison,

    Excelente comentário. A ditadura da beleza e a sociedade de consumo fazem com que a forma física perfeita seja um único padrão (excluem) e essa perfeição/exclusão tem consequências, muitas vezes, fatais. Quantas mulheres já morreram fazendo lipo? Comentários em jornais de que atriz tal está ou não em boa forma, com celulite impôem que todas sejam magras e jovens e lindas a qualquer preço.

    ResponderExcluir