terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

TEMPO DE SAUDADE

Tivemos um mês onde duas perdas no mundo da música, foram bastante significativas. No Brasil o cantor Wando e nos Estados Unidos Whitney Houston. Quando acompanhamos a morte de pessoas famosas ou de familiares e amigos, sentimos, que junto com eles, também estamos enterrando emoções e momentos de nossas vidas que não voltarão, ficarão apenas em nossas lembranças.
Da mesma maneira que a moda  modifica nossos hábitos e deixamos de lado usos e costumes para nos apaixonarmos por um novo produto, também teremos que aprender a viver sem os que morreram. Não estou comparando pessoas a objetos, apenas usando como referencial. Gente não se substitui. Gente é pra sempre. Porém, temos que seguir em frente e adaptarmos nosso cotidiano, à ausência e ficarmos com a saudade.
Da mesma maneira que o mundo mudou e muda a cada dia, deixando em nossos corações o som de melodias que já não são mais tocadas nas rádios. Ficamos com gravações ou então com impressões em nossas mentes, será assim também a vida vivida apesar das perdas.
Será necessário encarar a situação, não como “perder”, mas talvez como “modificar”, alterar o rumo, mudar de caminho, encontrar novas perspectivas. Abrir a janela e vislumbrar um novo dia repleto de opções. Sei que é uma questão difícil e confusa de ser abordada. Como encontrar felicidade sem a presença de quem se ama? Como ficar contente com a ausência de alguém que nos trazia felicidade? Onde achar criatividade e vontade de renascer sem às mãos amigas que nos ajudavam a caminhar?
Será uma opção individual. Será uma luta particular. Será uma batalha diária.
Buscar na saudade e nas lembranças, sustento para seguir em frente. Os bons momentos poderão servir de faróis para que a vida continue a ser iluminada. Mergulhar no luto eterno é matar totalmente a pessoa amada. Viver na alegria daquilo de bom que foi compartilhado é manter a chama  acesa e a memória do nosso ente querido.
Portanto, continuemos a nos emocionar com as melodias do romântico Wando e a nos encantar com a maravilhosa voz de Whitney, e também a relembrar com saudosa alegria os momentos felizes que tivemos o privilégio de usufruir junto com aqueles que foram importantes em nossas vidas.
Edison Borba


Nenhum comentário:

Postar um comentário