quinta-feira, 11 de abril de 2013

BRASIL VIOLENTO

            Às vésperas do Brasil receber o “Encontro Mundial da Juventude”,  “Copas de Futebol” e “Jogos Olímpicos”, uma onda de crimes acontecem sem que as polícias consigam dar conta.
No eixo Rio de Janeiro e São Paulo, o número de vítimas aumenta de forma violentamente  assustadora.
Nas últimas semanas, os moradores do Rio de Janeiro, ficaram estarrecidos com vários casos de estupro, sendo que um deles foi contra uma jovem turista americana. Infelizmente, apesar de se sentir segura, ao embarcar num transporte público acompanhada de seu noivo, o crime  aconteceu. Os bandidos já haviam cometido vários outros ataques semelhantes, e mesmo assim, estavam em liberdade.
Na mesma semana, um grupo de turistas alemães foi assaltado quando se dirigia ao Cristo Redentor. O passeio foi interrompido e os assaltantes agiram livremente.
Além desses casos, outros  foram cometidos de forma assustadora. Apesar dos policiais tentarem coibir a ação dos marginais, fica cada vez mais difícil, conter a onda de crimes. Um componente, grave, tem sido um fator que impede o controle dos marginais. Em quase todos os delitos, entre os marginais, encontram-se crianças e jovens, considerados pelas leis brasileiras como menores de idade e, portanto, protegidos por estas leis.
O Código Penal Brasileiro está precisando de uma revisão urgente.  A criminalidade está começando cada vez mais cedo. Os marginais usam crianças e jovens como parceiros para cometer roubos e assassinatos.
É comum vermos jovens liderando grupos de bandidos.
Em São Paulo, aconteceu uma tragédia que deixa claro a necessidade de revisão nas Leis Nacionais. Um jovem universitário foi assassinado na porta do edifício onde morava, por outro jovem, que completou 18 anos no dia seguinte ao crime. Por um dia, ele ficará sujeito a penas leves. Será internado numa casa para menores e em poucos meses estará novamente nas ruas.
Num país, que aos 16 anos os jovens podem votar escolher até o presidente da república, além de outras responsabilidades, pode cometer os piores e mais horríveis crimes, que continuará nas ruas até completar 18 anos, quando se considera a maioridade brasileira.
Até quando a nossa sociedade assistirá passivamente a tantos delitos. Roubos, assassinatos, furtos e estupros. Pessoas morrendo diariamente. Meninos e meninas, sendo os focos das tragédias.
Como ficam outros meninos e meninas, que estão perdendo suas vidas ou então a liberdade. Estamos acompanhando uma inversão de valores.
Até quando?
Edison Borba

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário