segunda-feira, 22 de abril de 2013

DESCOBRINDO O BRASIL ATRAVÉS DO SAMBA

Hoje, dia 22 de abril, quando comemoramos, a chegada da frota portuguesa, conduzida por Pedro Álvares Cabral, às nossas terras, um sentimento de brasilidade brota em nossos corações.
Desde os primeiros anos escolares, aprendemos sobre a complexa História do Brasil, que é permeada por acontecimentos nem sempre bons de serem recordados, e de outros momentos que nos orgulham das cores da nossa bandeira.
Uma forma agradável de entrarmos em contato com muitos fatos que compõem a história desta nação estão nos Sambas de Enredo, cantados no carnaval pelas agremiações carnavalescas ou simplesmente Escolas de Samba.
Em 1962, o Salgueiro entrou na avenida, cantando “O Descobrimento do Brasil”, samba de Geraldo Babão, que conta esse episódio com detalhes dignos de um livro de história.  Como o dia 9 de março,  quando a frota de Cabral, sai do Tejo em Portugal, levando treze caravelas. Entre os versos do samba, chegamos até às novas terras com informações pedagogicamente perfeitas. Depois de cantar esse samba, qualquer aluno, saberá contar como aconteceu esse fato histórico.
No mesmo ano, a Mangueira emocionou o público com Casa Grande e Senzala, onde sentimos nas batidas do bumbo as tristezas do período da escravidão.
Em 1997, a Portela, cantou e encantou as belezas da cidade de Olinda. Quem nunca viajou até Pernambuco, tomou conhecimento com as belezas dessa linda princesa do nordeste.
Beija-Flor de Nilópolis cantou os encantos da cidade de Araxá, em 1999, exaltando a figura de Dona Beija que se banhava nas águas medicinais dessa linda cidade mineira.
Em 1969, a império Serrano falou sobre os heróis da liberdade e em 1995, a Imperatriz Leopoldinense, fez a avenida balançar com o incrível samba de enredo “Mais Vale Um Jegue Que Me Carregue, Que Um Camelo Que Me Derrube, Lá no Ceará”. Uma letra  que conta uma história incrível misturando camelos e jegues, usados como meios de transporte no antigo Brasil, na região nordeste.
Esses e outros sambas de enredo são verdadeiras pérolas que trazem fatos e lendas que ajudam a entender a história do Brasil.
Até hoje, Exaltação a Tiradentes, de 1949, da Escola da Samba Império Serrano, ainda é lembrado. Um samba histórico  que conta um importante fato da nossa História.
Quem quiser saber um pouco mais sobre a História do Brasil, procure nas letras dos nossos sambas de enredo.
Porém, vale um alerta: cuidado para não misturarmos as letras e ficarmos doidos com tantas informações e tudo se transformar numa loucura histórica, como fez brilhantemente Sérgio Porto, nosso inesquecível Stanislaw Ponte Preta.
Edison Borba
 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário