domingo, 21 de abril de 2013

DIA 21 DE ABRIL

Existem dias no calendário que por algum motivo centralizam muitas expectativas para alguns povos, outros  o significado é universal, como 25 de dezembro.
Em se tratando de 21 de abril, a sua importância para o Brasil, é sem dúvida muito expressiva, no ano de 1792, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi executado.  Considerado pelos historiadores como o mártir da independência, a sua morte marca um excepcional momento da história de um país que luta por sua liberdade.
Anos depois, novamente,  o dia 21 de abril é marcado por um grande acontecimento, o ano era 1960, e outro brasileiro Juscelino Kubitschek, então presidente da república, inaugura a nova capital do país, Brasília.
Essa cidade trazia a esperança de que uma capital situada no centro do país iria possibilitar uma melhor comunicação entre a sede da presidência com todos os estados brasileiros. Estando a capital no Rio de Janeiro, a distância entre a sede do governo e  o restante do país era muito grande, dificultando portanto um melhor entrosamento entre todos os estados do país e a sua presidência.
Infelizmente, esse lindo sonho, se perdeu. Brasília, hoje apesar de ter uma população trabalhadora, se tornou uma ilha da fantasia, onde grande parte de políticos transformaram em pesadelo, o que um dia foi à esperança de melhores anos para os brasileiros. Lamentavelmente, não deu certo. Brasília é conhecida internacionalmente como a cidade da corrupção.
Em 1985, mais uma vez o dia 21 de abril marcou a vida de todos os brasileiros. Após anos de ditadura, a população vibrava com a volta da democracia. Após anos marcados pela presença de militares no poder, um civil iria assumir a presidência. Infelizmente, repetindo o ano de 1792, morria Tancredo Neves, um novo mártir brasileiro.
Após dias de luta contra uma enigmática doença, falecia mais líder brasileiro.
Haverá sempre uma lacuna na História do Brasil: como teria sido o governo Tancredo?
Após sua morte, mergulhamos em dias complicados. Vieram outras eleições e amargamos a infantilidade das crianças quando erram seus deveres escolares.
Hoje, 21 de abril de 2013, temos o que comemorar! Temos o que lembrar! Temos o que reverenciar!
Assim é a história, cheia de surpresas, algumas boas outras ruins. O importante é prepararmos as nossas crianças e jovens para acreditarem que vale a pena investir na Pátria, e lutar para que o amanhã seja sempre melhor que o hoje.
Edison Borba
 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário