quarta-feira, 24 de abril de 2013

HUMOR – BOM OU MAU?

Ontem acordei de bom humor. Vi o mundo todo azul, apesar da forte chuva, que teimava em cair sobre a cidade há mais de dois dias. Os pingos no vidro da janela  formavam lindos desenhos. Vi anjos, nuvens e pássaros ao meu redor.  A forte umidade da atmosfera me fez dar alegres espirros. A cada “atchim” eu me divertia com o som que era  produzido. Pessoas enroladas em capas e carregando coloridos guarda-chuvas, transformaram as ruas num lido quadro, digno de um famoso pintor francês. Que belo dia de chuva! Que maravilha de vida!
Hoje acordei de mau humor. Apesar de ter parado de chover, e o sol voltado a dar o ar de sua graça, estou vendo tudo roxo. Um vento desagradável agride meu rosto  o canto de alguns pássaros teimam em perturbar o meu silêncio. Que dia desagradável! Algumas flores de cores desbotadas estão por toda parte, e por causa delas  abelhas poderão ser atraídas e até picarem meu braço, causando-me dor e constrangimento.
Bom humor e mau humor, uma questão corporal e pessoal. Às vezes uma questão de escolha, outras vezes uma situação social.
Os antigos gregos usaram a medicina humoral, que corresponde aos fluidos ou humores corporais, para explicar algumas reações sociais. De acordo com a liberação dos humores, nossa saúde física e emocional, apresentariam variáveis. O ato de rir, que é específico da espécie humana, é um ótimo elemento para a produção de bons humores e consequentemente, mudar a nossa forma de perceber o mundo. Uma sociedade, “mau” humorada, pode causar conflitos e guerras, ao contrário de um grupo bem humorado.
Portanto, buscar atividades saudáveis, companhias de pessoas alegres e que nos fazem rir pode ser um bom caminho para a manutenção do nosso equilíbrio orgânico.
Gal Costa cantou de Gil o Barato Total, que diz num de seus versos: “quando a gente tá contente, tanto faz o frio quanto o quente e barata, pode ser um barato total”.
Quando estamos de bom humor, energias positivas circulam por todo o nosso corpo, dando-nos uma sensação de bem-estar. Mas, quando ficamos de mau humor, energias negativas se acumulam pelos nossos sistemas e órgãos, causando sensações ruins, que poderão até se transformarem em doenças, ou então agravar algum tipo de situação que estamos atravessando.
Portanto, vamos liberar os humores e sorrir,  só rir,  rir só ou rir com os amigos, gargalhar da vida e espalhar felicidade por toda a natureza.
Vamos ser felizes!
Edison Borba

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário