quinta-feira, 28 de julho de 2011

LA NAVE VA

Creio que a idade está me tornando uma pessoa mais covarde ou mais sensível. Ultimamente me vejo fugindo das emoções.
Esqueço (propositadamente) o aniversário dos amigos. Faço caminhos tortuosos, para não passar por determinadas ruas e praças e assim  não recordar  situações e pessoas queridas.
Não pensem que estou recluso. Claro, que não! Eu continuo trabalhando, freqüentando  programas , participando de seminários, organizando atividades. Faço tudo isso e muito mais. Envolvo-me com muitos afazeres ao mesmo tempo. Creio que é para não sentir o tempo que avança gradativamente. O meu espelho  é um amigo implacável. Ele mostra meu rosto todos os dias. Nada me escondendo.
Tento reter na minha cabeça, imagens que fizeram parte de um mundo  que não quero perder. Os antigos amigos, os longos papos pela madrugada, as tardes nos cinemas, os amores, os segredos, as caronas e os intermináveis cafés.

Houve época em que eu quis salvar o mundo. Passeatas, assembléias, discursos inflamados faziam parte do cotidiano. Esperanças em mudar o país estavam nas músicas e nos festivais. Caminhar contra o vento, junto com os Mutantes e os Novos Baianos, dava uma sensação de luz no fim do túnel.
O violão quebrado em cena deixava claro que algemas podiam ser rompidas. A sociedade viu em Sérgio Ricardo um paladino. A voz de Vandré no maracanãzinho foi um hino a liberdade. Andanças pelo mundo num domingo no parque tornaram-me um cantador. Um  sabiá voa sobre a BR3, enquanto Carolina debruçada na janela espera a banda passar.
No cinema Bergman e Passolini entre tantos outros nos faziam pensar, refletir e imaginar os mistérios de uma “dolce vita” traduzida pelo biquíni usado por Leila Diniz, desafiando o mundo com sua gravidez.

O tempo passou deixando marcas em meu corpo que exibo com felicidade, como troféus de batalhas vencidas. A vida continua. La Nave Va!

Edison Borba – Professor / Coordenador Pedagógico do PINCE                                            ------------------------------------------------------------------------

Um comentário: