segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

QUASE VERDADE

Eu juro que vi uma velhinha, com idade acima de noventa anos, levantar um caixote cheio de melancias. Juro que é verdade. Posso chamar um amigo do meu sobrinho, o Zé da Zinha. Isso mesmo, Zé da Zinha. Esse apelido é produto da mistura do seu nome José e o da sua mulher,  Zildinha. Ele presenciou o fato ao meu lado e pode confirmar o que vou contar.
Estávamos numa localidade por nome de Lagoa dos Camarões, que fica lá pelo norte do país. É o  único lugar  do mundo que tem uma lagoa onde se  pega camarões com a mão. São tantos crustáceos, que a pequena cidade, já está vendendo esse produto para toda a Europa.
Quem pode confirmar esse fato (dos camarões) é o Dr. Geovandro, advogado, o mesmo que impediu que o filho do seu Abigorna, fosse decapitado.
Lá na cidade de Lagoa dos Camarões, ainda existe a aplicação da guilhotina. Os lagoenses,  orgulham-se de ter descendência francesa. E foi por essa condição que Aleontino, o filho do senhor Abigorda, quase teve a sua cabeça decepada.
É bom lembrar que Aleontino, é neto da velhinha que levantou o caixote cheio de melancias. O inacreditável fato, presenciado por mim e testemunhado pelo Zé da Zinha.
Voltando à situação do Abigorna, que se envolveu com a justiça por roubar frutas.
O rapaz,  foi apanhado  pulando a cerca do sítio da viúva do senhor Virgulano, dona Fartosina.
O sítio de dona Fartosina  é  todo plantado de goiabeiras. Tinha goiaba branca, goiaba vermelha e até araçá. Apesar do toda essa fartura, a viúva, não permitia que ninguém tirasse sequer uma fruta do seu quintal. Era triste ver todo aquele desperdício.
E foi em tempos de “goiabação”, que a mulher do Aleontino, grávida de oito meses, sentiu vontade de comer a tal fruta. Um daqueles desejos que precisam ser satisfeitos, para que a criança não venha a nascer com cabelo arrepiado.
Existem vários estudos de cientistas lagoenses, que comprovam essa situação. Como exemplo temos o filho de Bartolina, casada com Donivaldo: ele nasceu com  o cabelo arrepiado. O menino já está com mais de cinco anos e não tem gel nem creme que faça o cabelo do garoto assentar.
Motivo: a tal mulher quando  grávida, teve desejo de comer umbu com farinha. Infelizmente, não foi possível satisfazê-la. O pobrezinho do menino, filho de Bartolina com Donivaldo é conhecido na cidade como porco – espinho. Pobre garoto!
Foi por esse motivo que Aleontino, neto vovó das melancias, resolveu pular a cerca e pegar algumas goiabas  do sítio da viúva.
Conta dona Cardolina, que passava pela estrada na hora do acontecido, que a proprietária, quando viu o invasor em seu terreno, pegou uma espingarda a mandou fogo no intruso. Porém,  a arma “deu de coice”.  Devido ao pouco uso e ao excesso de ferrugem  as balas pipocaram dentro do cano do trabuco, deixando a cara da viúva, toda suja de pólvora, sujeira que perdurou por mais de mês.
Levado ao tribunal, Aleontino foi inocentado pela brilhante defesa do Dr. Geovandro, escapando de ser guilhotinado.
Hoje, lá em Lagoa dos Camarões, todos os cidadãos cultivam goiabas em seus terrenos. O prefeito baixou uma ordem para que  goiabeiras fossem plantadas em todas as ruas. São tantas frutas, que os moradores da cidade esqueceram os camarões e passaram a exportar goiabas e seus derivados, como geleia e outros doces.
A senhora que levantava caixotes de melancias, atualmente é funcionária numa empresa exportadora de goiabas. Ela é  carregadora de caixas. Trabalha mais de oito horas por dia e está sendo cotada para integrar o livro dos recordes.
A sua produção,  é superior a de todos os outros trabalhadores.
Você não acredita nessa história?  Então faça uma visita à cidade de Lagoa dos Camarões, cujos eleitores já cogitam mudar o nome do local para Império das Goiabas.
Assino e dou fé no que foi escrito com o testemunho do Zé da Zinha.
Edison Borba
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário