domingo, 2 de dezembro de 2012

UM MENINO SONHADOR

Era uma vez  um menino que sonhava  ter asas e voar como as borboletas. Dançar no céu, fazer acrobacias, pousar sobre as flores e ser livre, muito livre.
Um dia, ao ouvir o canto de um pássaro, pensou que além de asas ele também gostaria de possuir uma linda voz.
Imaginou-se  voando e cantando. Seria maravilhoso fazer duas coisas: soltar a voz  e voar, voar bem alto e cantar e cantar alto,  bem alto. Que felicidade, ser admirado pelo mundo; o menino cantor de lindas asas, capaz de fazer  piruetas no ar.
Certa vez, esse menino, ao visitar um jardim, encontrou uma bela flor, muito colorida. Suas pétalas misturavam vermelho, azul, e também havia o amarelo. O menino encantado com a beleza daquela florzinha imaginou, que além de cantar e voar, ele também gostaria de possuir lindas cores.
Imaginou uma multidão, olhando para o céu,  vendo-o  voar, cantar e exibir as cores. Seria um sucesso: um menino voador, cantor e multicolorido.
Satisfeito com seus desejos, começou a sonhar com o dia em que ele poderia obter todas aquelas maravilhas.
Numa tarde, ao sair para passear, deparou-se com uma grande e frondosa árvore. Sua imensa copa formava uma  sombra, que podia ser aproveitada por pessoas desejosas de descanso. O menino ficou maravilhado com toda aquela grandiosidade e desejou, que além de voar, cantar e possuir lindas cores, também gostaria de ser grande e forte.
Imaginou imensas asas, sob as quais muitas pessoas poderiam se abrigar do sol enquanto ouviam sua bela voz, além de admirar  seu brilhante colorido.
Porém, lembrou que sendo grande e forte como a árvore, mesmo tendo asas, ele não poderia voar.
Nesse momento, o garoto começou a chorar. Seu pranto chamou a atenção de um velho homem que passava pelo local onde estava o menino.
O senhor, penalizado com tantas lágrimas, parou e perguntou ao garoto sonhador: - “por que choras linda criança?”
O menino ergueu o rosto, ainda molhado de lágrimas e explicou, com voz soluçante, o que havia acontecido. Explicou sobre os seus desejos e também sobre a sua desilusão.
Ele queria ter asas para voar como as borboletas,  cantar como os pássaros, ter cores lindas com as flores e ser forte e frondoso como as árvores. Porém, percebeu que não poderia ter todas aquelas maravilhas ao mesmo tempo. Por esse motivo,  estava triste e choroso.
O velho sábio sentou-se ao lado do menino e explicou com voz macia e doce.
– “Há momentos na  vida, que as escolhas terão que acontecer. Nossos sonhos, deverão ser conquistados gradativamente. Nem sempre, poderemos ter tudo que queremos e sonhamos ao mesmo tempo”.
O menino parou de chorar e olhando para o rosto do sábio senhor, entendeu que, ele de alguma forma, poderia voar,  cantar, ter belas cores e também ser forte e poderoso.
Com todas essas qualidades,  alegraria o mundo com sua voz, seria livre para visitar os mais diferentes lugares do mundo.  Quando chegasse numa nova cidade, estaria sempre exibindo um lindo e colorido sorriso para alegrar o povo. Seria um cidadão justo, ético e honesto, sendo assim estaria ajudando  muita gente. Seria como uma frondosa árvore, que abriga sob a sua sombra o viajante cansado.
O menino sonhador  voltou a sorrir e  acreditar que na vida, podemos realizar nossos sonhos. Muitas vezes, não exatamente como havíamos pensado e nem sempre todos ao mesmo tempo. Podemos ajudar a construir um mundo feliz, e quando realizarmos  nossos desejos  não podemos esquecer, que neles devem caber além da nossa felicidade, a felicidade dos nossos semelhantes. Agindo assim, estaremos construindo uma grande cadeia de amor universal.
Era uma vez um menino sonhador, que realizou  seus sonhos.
Ele foi feliz, por toda a sua vida,  compartilhando sempre suas realizações.
Edison Borba
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário