sexta-feira, 15 de julho de 2016

SE CONSELHO FOSSE BOM ...

Mesmo sabendo que conselho não devemos dar, porque se fosse bom ele seria vendido e preço de euros. Mas, mesmo contrariando esta advertência, vou me arriscar e fazer alguns comentários.

Quantos de nós, conhece o funcionamento do próprio corpo? Quem, entre os que estão lendo este recado, ao se dirigir a uma consulta médica, consegue explicar exatamente o que está sentindo, quando começou o problema e quais foram os primeiros sintomas?

Quem é capaz de saber como funciona a sua “cronobiologia”, isto é, os horários em que o organismo pede para que alguma necessidade fisiológica seja atendida? E quem atende (prontamente) ao apelo do próprio organismo?

Portanto, vai aqui um “conselho”: preocupe-se com a sua fisiologia pois é do bom funcionamento do nosso corpo, que a nossa saúde pode ser mantida.

Um exemplo fácil está diretamente relacionado com a nossa pressão arterial. Não confundir, estar com pressão alta, motivada por algum problema, ou ser pressão alta. Nossa P.A. pode se alterar no decorrer de um dia, conforme as mudanças de temperatura, alimentação ou situações emocionais passageiras. O que é diferente de ser um P.A., isto é, alguém que tem uma P.A. fora dos padrões de normalidade esperado pela medicina, podendo ser algo que foi recebido através da herança genética.

São dois casos distintos, que precisam ser relatados ao médico, durante a consulta e ambos os casos uma revisão do modo de viver deverá ser analisado.

Vamos colaborar com o equilíbrio do nosso corpo, garantindo o bem mais precioso de que dispomos: NOSSA SAÚDE!

Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário