sexta-feira, 23 de agosto de 2019

ÁRVORE É GENTE?

(por) Edison Borba


Aula de Ciências para o Ensino Fundamental. Tema Botânica. Começamos a aula conversando sobre as plantas. Estávamos iniciando uma unidade que iria durar várias aulas. Busquei na vida dos meus alunos, o conhecimento que todos já traziam de casa, sobre os vegetais. Usamos a observação das crianças sobre as cores das plantas, a forma das folhas, os galhos, as raízes, as matizes e os tamanhos. Não esquecemos da utilidade e iniciamos uma conversa sobre fotossíntese. E dessa forma o imaginário dos meus alunos foi sendo envolvido pelas histórias que todos "sabiam" contar sobre as plantas. Claro, que não esquecemos das flores e dos frutos e da relação dos vegetais com os animais e das árvores, as grandes árvores que servem de abrigo e de casa para os bichos. Foi nesse clima de paixão pelas plantas que um aluno, um menino, um pequeno garoto, perguntou: "seu" Edison árvore é gente!
Ainda me emociono com essa observação feita por uma inocente criança! Meu aluno naquele momento expressou toda a admiração e respeito que todos nós devemos ter com nossas florestas, Claro, que conversamos e acertamos que árvore não é gente, mas que sem elas não haverá nenhuma gente no planeta Terra.
Hoje, diante da destruição impiedosa das florestas em todo o mundo e em especial a nossa Amazônia, podemos pensar como o garotinho, meu aluno que estamos presenciando um "genocídio" botânico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário