terça-feira, 22 de outubro de 2013

A HISTÓRIA SE REPETE?

          Em outubro de 2011 e  novembro do mesmo ano, duas crônicas foram publicadas neste blog e  incluídas no  livro “COMPLEXO DE VIÚVA E OUTRAS CRÔNICAS”.  A primeira tratou da guerra do acarajé e a segunda sobre o nome Mané Garrincha, com o qual o estádio de futebol de Brasília foi batizado.

Assuntos extremamente interessantes e inusitados, questionar a venda do acarajé pelas baianas, patrimônio cultural do Brasil e vetar o nome de Garrincha, um dos mais incríveis jogadores de futebol do mundo, a um  estádio no qual haverá jogos da copa do mundo de 2014 é  algo difícil de entender.

Passados dois anos da publicação desses assuntos, eles voltam à cena. É assustador perceber que o mundo gira e as histórias se repetem dando um triste sinal que o comportamento humano não muda. Apesar de tanto avanço tecnológico e do grande aumento de templos das mais diversas religiosidades, continuamos a exibir atitudes “pré-históricas”, mostrando, como os seres humanos (nós), somos difíceis de termos os nossos corações atingidos pelas palavras e ações do maior dos nossos Mestres, Jesus.

Continuamos preconceituosos, quanto ao “outro”, que segundo palavras bíblicas, é nosso irmão. Somos intolerantes e impacientes.  Egoístas  e egocêntricos. Julgamos e não queremos ser julgados. Acusamos por acusar e praticamos “bullying” social  diariamente,  quanto às idades, sexualidade, condições sociais e religiosidade entre outras questões.

No livro “COMPLEXO DE VIÚVA” além da abordagem sobre o acarajé e Garrincha, outras questões também estão se repetindo, como se o livro fosse uma obra futurista. O que podemos constatar, é que a história se repetirá, enquanto os homens e mulheres, não mudarem seus comportamentos.

Ainda há tempo para cada um de nós, incluindo eu, analisarmos nossas ações e refletirmos sobre o que queremos fazer com as nossas vidas e com o nosso planeta.

Edison Borba

“Além de proibir que o estádio Mané Garrincha seja chamado pelo nome durante suas copas, a Fifa também vetou a venda de acarajés nos arredores do estádio de futebol de Salvador (BA) durante os seus eventos”.

Livro: COMPLEXO DE VIÚVA E OUTRAS CRÔNICAS – Editora All Print / SP – Autor: Edison Borba

Crônicas: A GUERRA DO ACARAJÉ – página 78 / 79 e MANÉ GARRINCHA – página 96 / 97

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário