terça-feira, 15 de outubro de 2013

PROFESSORES – SERES ESPECIAIS.

           Finalmente é chegada a hora de partir. Após quarenta anos vivendo entre alunos, companheiros, salas de aula, pátios, reuniões, sonhos, choros, passeatas, alegrias, lágrimas, provas, sorrisos e felicidade, o adeus se faz necessário. Sair do campo, não significa abandonar o jogo.
Uma vez professor sempre professor!
Durante anos, trabalhei, estudei e sonhei com meus alunos. Ah! Quanta alegria! Quanto barulho! Quantas vozes misturadas! Saudade da convivência, da troca de carinho e do amor que conduz a tarefa de ser educador.
Na hora do recreio, a “parafernália” era grande, brincadeiras, risadas, jogos e cantorias aconteciam no pátio. E mais adiante era possível observar olhares atentos, vindos de rostos preocupados e cuidadosos, pessoas discretas e sensíveis - Os mestres! Os professores! Os parceiros! Cuidando veladamente de seus pupilos.
Que lindo quadro poderia ser pintado! Renoir, Debret, Matisse e todos os grandes da pintura, retratariam com seus pincéis mágicos esse momento único, onde criador e criatura envolvidos pelas mesmas emoções, se contagiavam pelo amor nascido nas salas de aula.
Meu professor! Meus alunos! Nossos sonhos! Nossas vidas!
Um não existe sem o outro, sobrevivem através de uma simbiose perfeita!
Ao final de cada ano, me encantava  vê-los sair, como aves que abandonam os ninhos, voarem pelos céus levando nas bagagens crenças e convicções que ser feliz é possível!
Durante todo o ano, trabalharam, estudaram e se dedicaram para a realização de sonhos. Alguns conseguiram e voaram alegres, outros necessitavam de mais cuidados. Ainda não estavam prontos e nós os mestres,  pacientemente voltávamos a acalentá-los e orientá-los, através de novas propostas. Assim, é a rotina do professor e de todos os que acreditam na educação como um processo que humaniza e transforma. Nossos sonhos valem ouro! Nossa fé não pode ser abalada! Nosso compromisso é sério e ético! Quem tem alma de educador sabe do compromisso que existe com o sorriso de cada aluno. Com o sonho de cada criança e jovem!
Mesmo distante das salas de aula, meu compromisso permanece. Sou educador por essência e continuo a lutar pela melhoria da qualidade do nosso ensino. Continuo acreditando em nosso povo e tendo esperança de que um dia sairemos do berço esplêndido.
Tenho a mania de sonhar, acreditar e lutar! Faço parte do grupo dos que são “loucos” por educação, sou professor, um ser especial!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário