quinta-feira, 21 de novembro de 2013

CONSPIRAÇÕES: O MISTÉRIO DA LETRA JOTA.

          “Rei morto rei posto” essa é a regra. Haverá sempre alguém para substituir quem partiu ou morreu. A roda da vida gira sem parar,  e nos acostumamos aos risos e as lágrimas, e muitas vezes a chorar de rir  ou rir diante do desespero.
Na história do mundo, muitas lágrimas foram derramadas pela vida de “reis” democráticos, cujas vidas  durante muito tempo ocuparam as manchetes dos jornais, não só pelos seus atos políticos,  mas também por suas múltiplas atividades fora do governo. Homens  famosos, que por coincidência, após  anos de seus enterros,  voltam aos noticiários; são os presidentes letra “jota”: John Kennedy, Juscelino Kubitschek e Jango Goulart, cujas mortes aconteceram nos anos de 1963, 1976 e também 1976 respectivamente, deixando o mundo diante do mistério dos jotas. Três políticos janotas, conquistadores, acumuladores de amantes, inteligentes e populares. Homens de barba raspada, ternos elegantes, discursos empolgantes fazendo com que ao seu redor, uma atmosfera e amor e ódio fosse construída.
Após muitos anos, os nomes desses três presidentes voltam aos comentários quanto à natureza de suas mortes, reabrindo novamente o misterioso caso (ou casos) dos presidentes letra jota.
Nos Estados Unidos, o dia 22 de novembro, é lembrado como símbolo de uma possível conspiração, que matou John Kennedy. Aqui no Brasil os corpos de Juscelino e Jango, serão  exumados, para exames que poderão confirmar possíveis assassinatos, praticados através de uma conspiração.
Tiros e venenos fazem parte desses mistérios, que possivelmente nunca serão desvendados. Quando o assunto é conspiração, muitos são os envolvidos para maquinar e executar os atos que completam todo o enredo da trama. Uma conspiração não acaba no momento da execução da vítima, é preciso apagar os vestígios e eliminar possíveis rastros que possam levar a solução do conluio. Vários anos e uma rede de intrigas que se perpetua numa eternidade.
Fica por conta dos historiadores, analisar e contribuir com suas pesquisas acrescentando mais “lenha” na fogueira dos acontecimentos, porém os mistérios continuarão a rondar a Casa Branca, o Palácio da Alvorada e outros tantos palácios a espera de um novo mistério e de uma nova letra, que por coincidência ou não, reinaram e morreram em circunstâncias semelhantes.
 
 
 
Eis aqui, um bom trabalho de pesquisa para os estudiosos!
Edison Borba
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário