sexta-feira, 1 de novembro de 2013

COISAS DA VIDA?

           Acordo cedo e após o banho matinal, enquanto tomo o café, antes de sair para o trabalho, ouço os noticiários. É um hábito que aprendi com meu pai. Os tempos mudaram, e hoje, o antigo rádio foi substituído por um televisor, tela plana, bem moderna, com imagem digital. Apesar de ter melhorado o meu padrão de vida, as notícias caminharam “invertidamente”. O simpático jornalista, sorridente e aparentando felicidade, noticia a vitória do meu time, a moça do tempo avisa que vai chover e os demais jornalistas se alternam entre várias notícias.
Educação: apesar do final da greve dos professores, algumas escolas continuam sem aulas. Motivo: guerra entre quadrilhas de traficantes a já conhecida  “guerra urbana”. Imediatamente penso se haverá reposição das aulas perdidas, todas as vezes que houver “fogo cruzado” entre bandidos e policiais e entre quadrilhas rivais?
As notícias vão se misturando e o apresentador do jornal continua mantendo a sua simpatia mesmo quando o assunto é a morte de um homem paraplégico, morto por bala perdida no confronto entre policiais e traficantes.
A chuva continua e a repórter de campo avisa que  a avenida Presidente Vargas, está alagada pela água da chuva e pelo rompimento de um cano de águas. Há congestionamento no local.
A seguir uma bombástica nota: mulher  recebe a cabeça do marido, colocada dentro de uma mochila. A polícia tenta achar o corpo e localizar os assassinos.
Voltando ao futebol, estamos na rodada fina do campeonato brasileiro. Alguns times estão com possibilidades de rebaixamento (incluindo o meu) e os botos da baía de Guanabara devem desaparecer do meio ambiente até o ano de 2014. Essa trágica notícia ecológica fica perdida entre outras tantas tragédias.
Acidente na via expressa causa engarrafamento. São sete horas e trinta minutos e já estou de saída, mas  continuo atento às notícias, na esperança de ouvir algo mais alentador para iniciar o meu dia. Entram os comerciais e vejo um lindo automóvel, sendo vendido por um peço acima do meu salário. Sonho poder algum dia, dirigir um possante carro amarelo, quatro portas e com ar condicionado.
Atenção para a notícia final: bala perdida mata menino de oito anos. Kaio da Silva Costa,  foi ferido durante troca de tiros entre bandidos e policiais. Kaio, era jogador de futsal do Bangu e conhecido como Kaio Cabeludinho. Durante o tiroteio, a sua avó, um policial e uma mulher também foram atingidos.
Com lágrimas nos olhos, desliguei o televisor e sai para trabalhar.
Será que é assim que tem que ser?
O que está acontecendo no meu país?
Será que eu estou fazendo a parte que me cabe?
Como estão os pais do menino Kaio?
Vivo na esperança de um dia poder ouvir notícias melhores. Informações que alegrem meu coração e que não sejam apenas noticiadas como “coisas da vida”.
 Para o menino Kaio e todas as vítimas de balas perdidas no mês de outubro de 2013, no estado do Rio de Janeiro.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário