terça-feira, 19 de novembro de 2013

FÉLIX e JACKSON (Amor à Vidas Opostas)

    Durante os diversos capítulos de uma novela, mesmo os melhores atores, deixam a desejar em algumas cenas. No grava e regrava faz e repete, perde-se o pique e em alguns momentos os personagens deixam de brilhar, diante do cansaço dos atores. 

O cinema é semelhante às novelas, com a diferença de ter princípio, meio e fim em noventa ou mais minutos, e as gravações serem feitas  refeitas e costuradas aproveitando-se os melhores momentos.

No teatro, só os bons sobrevivem. Quando as cortinas se abrem, a história tem que ser contada por inteiro, diante do público, sem direito a repetições, remendos e costuras. É preciso ter fôlego, cérebro e sentimento para segurar a plateia e esperar pelos aplausos.

O cenário teatral brasileiro possui grandes atores, forjados nos palcos e nos textos, de Shakespeare, Paulo Pontes, Genet, Boal, Ionesco, Molière, Nelson Rodrigues entre outros grandes dramaturgos.

Nas telenovelas, Dias Gomes, Janet Clair, Ivani Ribeiro, Avancini  entre outros escritores e diretores, trabalham textos e cenas, que devem seguir uma trajetória comercial e que nem sempre é de boa qualidade durante todos os capítulos. Poucos atores conseguem manter a qualidade do personagem durante toda a trama. Há tempos (2006 / 2007), Heitor Martinez brilhou na novela “Vidas Opostas” (TV Record), vivendo o cruel bandido Jackson. Foram momentos inesquecíveis de interpretação memorável. O trabalho facial e de corpo exigiu do ator muito esforço e dedicação. Este ano (2013), o destaque vai para Mateus Solano, em “Amor à Vida” (TV Globo), vivendo o complexo Félix, um ser atormentado pela figura paterna. As diversas faces de Mateus são magníficas, sua presença garante a comédia e a tragédia. Compondo um personagem multifacetado, Solano consegue garantir momentos da mais alta qualidade na dramaturgia. O capítulo do dia 18 de novembro foi um dos melhores que a televisão apresentou nos últimos anos. Mateus Solano foi magistral. Os deuses do teatro o abençoaram e ele mergulhou na alma do Félix, como só um grande ator consegue. Naqueles minutos, o personagem estava vivo, absolutamente vivo.
Heitor MartinezMateus solano Oficial

Heitor Martinez e Mateus Solano entre outros bons e novos atores se destacam no mundo dos “modelos descamisados”e corpos malhados pelas academias, que enchem as telinhas dos  televisores de mediocridade interpretativa.

Precisamos de bons autores, diretores e atores, mesmo que seja apenas para uma cena, que vale por todo o espetáculo.

Edison Borba

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário