sexta-feira, 29 de novembro de 2013

ENSINO PÚBLICO (um caso de sapatadas)

O Ministério Público investiga se os tênis entregues para alunos da rede municipal de São Paulo foram contrabandeados da China”.
“A Vulcasul de Itanhandu (MG) venceu a licitação para fornecer os tênis para a rede municipal de São Paulo. Os calçados foram distribuídos em setembro. Em dois meses, já estavam estragados. "Solas, tecidos e cadarços são frágeis, há erros de numeração e palmilhas muito finas".
“Mais uma vez, as Unidades de Ensino público, tiveram um desempenho muito inferior, em comparação as do ensino privado, nas provas do ENEM”.
            Infelizmente, os alunos das redes de ensino público no Brasil, ainda terão muito que “caminhar” para chegar às condições de estarem lado a lado com os estudantes das escolas particulares do país.           
            À medida que os resultados do ENEM / 2013, começam a ser divulgados, surge  à situação da educação no Brasil, vista sob a ótica do ensino médio. Segundo as estatísticas, houve um decréscimo geral nas notas deste ano, comparadas com as do ano passado. Esta sinalização aponta para diversas situações: - os alunos estudaram menos? – a prova foi mais elaborada exigindo um tipo de raciocínio, diferente dos anos anteriores? – o processo de ensino e aprendizagem, foi menos exigente no que se refere a fazer pensar, raciocinar, criar e elaborar pensamentos para a solução de situações práticas? – o uso excessivo da tecnologia fez diminuir a capacidade de refletir?
Poderíamos analisar sobre os mais diversos pontos para tentar explicar o resultado final e globalizado das provas do ENEM, o que provavelmente, os Corpos Docentes das diversas Unidades Escolares do país já devem estar trabalhando. Porém, um dado concreto, volta a se repetir, desde a aplicação das provas no primeiro ENEM: o desempenho dos alunos que frequentam o ensino público em relação aos que estudam em escolas particulares.
Lamentavelmente, a rede pública apresentou rendimento bem inferior ao da rede particular de ensino. Uma situação que está longe de se modificar. Enquanto as autoridades permanecerem ignorando a importância da educação para a melhoria das condições do país, continuaremos a desperdiçar material humano.
As escolas são o espelho das condições de todo o povo, cada turma representa uma comunidade e cada escola uma cidade; o conjunto de unidades de ensino representa o país.
O que se observa, após o ENEM, são dois países diferentes, o dos bem calçados  e os “descalçados”. Enquanto nossas crianças e jovens forem vítimas de um sistema político, capaz de roubar-lhes até os sapatos, fica difícil melhorar o rendimento nos exames do ENEM.
Duas notícias que se completam, quando analisamos o que existe entre as duas. Quando se é capaz de desviar verba para a compra de sapatos, nada mais há que se esperar dos nossos governantes, a não ser dar várias “sapatadas” neles!
Edison Borba

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