terça-feira, 14 de junho de 2016

AMIGOS AMIGOS, POLÍTICA À PARTE!


 
Nos últimos meses, com a situação, política social fervendo em todo o Brasil, é comum que cada um de nós defenda um lado da questão. Coxinhas, perninhas, amarelos, verdes, vermelhos e tantos outros grupos, cada qual com motivos e argumentos próprios, para defender sua posição política partidária. Grupos, classes, sindicatos se juntam para apresentarem suas ideias e ideais, e quando isso acontece, eu lembro dos ditados de minha avó: “farinha pouca meu pirão primeiro” ou “cada um puxa brasa para a sua sardinha”. Nestes casos, fica evidente que os seres humanos tendem a lutar por causas e causas, das mais abrangentes até àquelas que são próprias de um grupo em especial. Um bom exemplo é a Lei Rouanet, que foi bem elaborada, mas tem sido, muitas vezes, usada de forma inadequada. 
Quero crer, realmente, que não exista brasileiros éticos, honestos e trabalhadores que estejam “torcendo” pelo: “quanto pior melhor”. Caso esse tipo de cidadão exista, é bom fugirmos dele!
Porém, nesta correnteza de emoções, temos que ter cuidado para não ferirmos uns aos outros, afinal estamos todos no mesmo barco. Alguns tripulantes já navegam a mais tempo,  estão embarcados por anos e anos e enfrentaram fortes tormentas, grandes ondas e até maremotos. Este grupo, olha as questões sob um ponto de vista um pouco diferente  dos mais jovens. Os anos de passeatas, militâncias sindicais, greves, enfrentamentos e tantas outras interferências políticas contam no currículo. Os mais jovens, estão com energia a flor da pele e nem sempre entendem as formas de luta que os mais antigos, embora aparentemente afastados do campo de batalha ainda sustentam suas ideias e ideais, usando diferenciadas formas de luta, como a palavra, por exemplo.
O que importa, é que apesar de táticas diferentes de luta, a vontade de todos os que trazem esse País no sangue, é vê-lo transformar-se numa Pátria, democraticamente ética.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário