quarta-feira, 1 de junho de 2016

IMPOSTO NÃO POSTO NEM REPOSTO


Palavra derivada do Latim imposìtu, impor como obrigação. É a imposição de um encargo financeiro ou tributo sobre o contribuinte, pessoa física ou jurídica e que destina-se a atender às despesas gerais da administração do Estado. Amenizando a obrigatoriedade, poderíamos admitir que ao pagarmos um “imposto” estaríamos contribuindo para uma melhoria nos atendimentos que o Estado tem como obrigação para com seus contribuintes.

O Brasil é um dos Países em todo o mundo, que mais cobra impostos de seu povo e que apesar disto, continua oferecendo um péssimo retorno aos contribuintes, no que se refere à educação, saúde, segurança, saneamento básico entre outros serviços. Entre trinta países analisados o Brasil ficou no último lugar, atrás até do Uruguai e da Argentina.

Qual será a causa desta discrepância?  Para onde estará indo estes trilhões de reais, arrecadados? Onde está a raiz desta tragédia? Até quando o trabalhador brasileiro continuará a pagar tanto por tão pouco?

Apenas para ilustrar: ao comprarmos uma caneta do tipo esferográfica, que nos acostumamos a chamar de “Bic”, quase metade do preço, ou seja 47,49% do valor da caneta, são impostos.

Imaginemos este tipo de imposição sobre todos os nossos bens de consumo e teremos um grande susto! Grande parte do que recebemos como salário, vai para o ralo dos impostos, cujas águas são despejadas em cofres corruptos!

Até quando?

Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário