domingo, 6 de janeiro de 2019

EDUCAR e LIBERTAR.


(por) Edison Borba


Quando uma criança aprende o significado das letras, das sílabas, das palavras e das frases ela começa a pensar livremente e, ninguém, jamais em tempo algum, poderá impedir que ela caminhe livre em seus pensamentos e sonhos.
Imaginemos um menino que “apreende” o significado do G + A + T + O.  Uma vez tendo “apreendido” este gato, ela o terá preso em seu cérebro. Todas as vezes que essas quatro letras forem vistas juntas e com esta arrumação a criança lembrará o animal, ela domina o GATO, que passa a ser dele e então pode ser um gato vermelho, grande, pequeno, peludo, sem pelos, verde, amarelo. A criança terá o poder sobre o gato.
E assim, ele irá de apoderando do mundo das palavras, que poderão ser lidas, analisadas, interpretadas segundo os seus pensamentos. Poderá discordar ou concordar com o texto, ele o leitor passará a gozar da liberdade de expressão escrita e falada, a LIBERDADE DE PENSAR.
Para alguns segmentos da sociedade, o ato de ensinar é um perigo! Por este, e por outros motivos, para muitos tipos de governos não há interesse em dar valor aos professores. Esses profissionais podem ser perigosos. Em cada aula, mesmo se atendo apenas ao conteúdo programático, o professor naturalmente, colabora com o crescimento de seus alunos, dando a eles o direito de ir e vir livremente em seus pensamentos e sonhos. Magistério é profissão de risco porque educar é um dos caminhos para a liberdade de sonhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário