sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

IRRESPONSABILIDADE!


(por) Edison Borba


Quando eu era criança, lá em Inhaúma, frequentei (eu, meus irmãos e toda a meninada do bairro) as Escolas Municipais  da localidade, que além de oferecerem um bom trabalho Pedagógico, as aulas eram ministradas em prédios confortáveis. Havia carteiras para todos os alunos, a merenda  de boa qualidade e recebíamos a visita de um ônibus aparelhado para fazer radiografias, exames médicos e dentários nos alunos. Meu primeiro contato com a odontologia aconteceu num desses ônibus. Na hora da entrada para o início das aulas, cantava-se o Hino nacional e os recreios eram alegres com muita correria e brincadeiras. As professoras colavam nas paredes das salas um gráfico de avaliação com as cores verde, amarelo e vermelho, onde aparecia a situação de cada aluno. Os pais frequentavam as escolas e mantinham uma relação amistosa com as “respeitadíssimas” professoras. Portanto, cresci com uma imagem favorável do ambiente escolar. Talvez, tenha sido esse contato que me estimulou a ser um professor. No início do meu magistério, final da década de 60,  consegui, ainda, conviver com este perfil escolar.
Hoje, 2019, faltando poucos dias para o início do ano letivo, muitas e muitas escolas encontram-se (os prédios) sem as mínimas condições de habitação. Não vou questionar o ensino / aprendizagem, mas apenas o concreto (feito de concreto = paredes = prédios). Lixo! Lixo! Lixo! Quantos presidentes governaram o Brasil? Quantos Ministros da Educação? Talvez precisemos de um matemático para nos ajudar a contabilizar o descaso, a preguiça, a falta de responsabilidade, a corrupção, a falta de amor para com a EDUCAÇÃO no Brasil. Nem direita e nem esquerda, EU como povo quero SAÚDE, EDUCAÇÃO e TRABALHO. Chega de tanta palhaçada e de discursos vazios. Até quando o Brasil seguirá como um barco perdido nas águas turbulentas e cinzas do oceano da irresponsabilidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário