terça-feira, 22 de janeiro de 2019

UMA QUESTÃO DE ETIQUETA!


(por) Edison Borba





Existem algumas situações que o protocolo, a etiqueta, as boas maneiras precisam ser preservadas. Vejam três situações que estão cada vez mais, tornando-se uma rotina.
1)-Aniversário – o parabéns, o desejo de boa sorte e felicidade tem que ser dito oralmente ou escrito para o aniversariante por quem deseja felicitá-lo. Nada é mais constrangedor do que outorgar à alguém os votos de felicidade. Nunca peça a um amigo para levar o seu abraço. Abraço é dado pessoalmente ou então pelo telefone ou até mesmo pelo “zap”, dependendo do nível de intimidade entre o aniversariante e o convidado.
2)-Falecimento – neste caso a situação é pior! Nunca peça a ninguém para desejar pêsames em seu lugar. É deseducado, triste e até mesmo pode soar como um desdém. Morte é perda e tem que ser tratado olho no olho. Se você não puder comparecer ao enterro faça uma ligação em solidariedade, até o sétimo dia da ocorrência da morte. Neste caso nem um “zap” é educado.
3)-Dieta – ninguém precisa saber ou até participar da sua intimidade culinária. Se você está fazendo uma dieta RIGOROSA por motivos de saúde, como diabetes, informe aos que estão junto à você, em uma mesa, a sua situação. Porém, se o seu caso for o “dietismo”, o melhor é ficar em casa. Nada mais constrangedor, alardear que está fazendo dieta. É horrível sentar à mesa com alguém que rejeita o que vai ser servido. Há que haver pelo menos algo que se possa consumir. Vegetarianismos e veganismos verdadeiros não impedem as verduras e saladas. Alardear, rejeitar, dissertar sobre calorias e deixar o prato vazio, além de fazer olhar de desdém aos demais comensais, é total falta de educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário