segunda-feira, 18 de novembro de 2019

IRMÃ ÁGUA!

(por) Edison Borba



Sou a água! Sou amiga do vento e às vezes ando no sentido contrário ao do fogo. Hora sou doce, outras vezes salgada. Posso ser calma ou ficar agitada. Sigo sempre em frente quando estou formando um rio. Misteriosa quando sou oceano e, guardo segredos. Posso cair do alto de uma pedra e sendo assim me chamam de cachoeira ou de cascata. Quando fico brava, me revolto  sou capaz de envolver tudo o que tenta impedir a minha passagem. Posso destruir! Sei ser impiedosa! 
Quando me ausento por muito tempo, os seres vivos sentem a minha falta. A minha inimiga seca, seca e resseca tudo e todos, matando a vida. Nessas ocasiões quando eu chego, sou recebida com festas e cantorias. Faço os campos verdejarem, as frutas brotarem e as flores se abrirem. Os pássaros voltam a cantar e o homem a trabalhar o campo  verdinho. 
Sou a irmã água! Sou a vida! Mas, apesar de todos os meus encantos, ando sendo maltratada, violentada e poluída. Já não sirvo para beber e nem a sede matar. Cada vez menos eu broto da terra. Minhas nascentes já não se fazem presente. Estou agonizando e comigo morre a vida. Acorda homem ignorante! Não me deixe desaparecer! Quando me faço em chuva e conjugo o verbo chover, já não sou pura e doce, trago os poluente que no ar se espalham como erva daninha. Estou secando, não sei quanto tempo ainda vou resistir se continuarem a me poluir.
Sou a irmã água! Às vezes doce outras vezes salgada! Sou a água que estão transformando em "água contaminada"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário