terça-feira, 5 de novembro de 2019

PRAZER DE LECIONAR

(por) Edison Borba


Nos últimos cinco anos minha jornada como professor mudou radicalmente. Acostumado com alunos do ensino fundamental, médio, universitário e até com pós - graduados,  pisei pela primeira vez numa de aula repleta de senhoras. Era uma tarde de sol em Copacabana e, pela primeira vez fui desafiado a trabalhar com um grupo de belas e alegres mulheres. Acostumado, desde os anos 60 a estar em sala de aula, "achei" que sabia como fazer a minha aula. Apesar de ter sido bem recebido pelo grupo, percebi que eu teria que me renovar, reciclar, reestudar e rever a minha forma de trabalhar. Era um novo grupo, com diferentes expectativas e  interesses, o que me obrigou a repensar minha metodologia. Hoje, sinto que essas turmas foram uma benção em minha vida. Trabalho com pessoas ávidas pelo saber. Mulheres que trazem para a sala suas vivências e força me permitindo exercer a função de professor totalmente livre para o ato de "ensinar" e que o ato de "aprender" se tornou parte da minha rotina. Minhas alunas ensinam-me a viver! Estar diante de jovens senhoras que apesar da idade cronológica, ainda querem mergulhar no mundo do conhecimento é um desafio para a minha vida pessoal. Obrigado minha queridas "meninas" dos diversos bairros do Rio de Janeiro que dedicam suas tardes à tarefa do saber e sendo assim a cada dia elas tornam-se cada vez mais "empoderadas".
Meu carinho especial à minha aluna Sarah, que aos cem anos é uma das melhores presenças em sala de aula.
A cada dia de aula aprendo que viver é maravilhoso! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário