sábado, 18 de julho de 2015

LIVROS - AMIGOS PARA SEMPRE!


O homem, sempre teve necessidade de manter a sua história para os seus descendentes. Os egípcios escreviam em paredes usando hieróglifos, que eram a escrita através de símbolos. O tempo passa e a escrita vai se modificando  como as Fábulas de Esopo, escritas em 600 a.C. Saltando para 1864, Julio Verne presenteia o mundo com o seu "Viagem ao Centro da Terra". E assim sucessivamente em todo mundo homens e mulheres escrevem suas ideias, sonhos, contos, histórias e poemas nos mais diversos idiomas e estilos. Shakespeare, Machado de Assis, José Saramaço, Zélia Gattai, Monteiro Lobato e tantos outros seres iluminados deixam para o mundo um lindo e maravilhoso acervo.

Livros, livros e livros de todos os tamanhos, tipos e cores. Muitas páginas ou poucas páginas, com desenhos ou apenas repletos de palavras, eles são grandes companheiros de viagem, em noites de insônia, portadores de mensagens positivas ou de mistérios. Nos fazem sonhar de olhos abertos e participar das histórias, passando de leitor espectador a agente ativo da trama.

Infelizmente, muitas pessoas, não conseguem ter acesso a estes amigos. Após o período escolar, onde são apresentados aos livros didáticos, aqueles com conteúdo das disciplinas, e que são muito importantes para a formação de cidadãos, não conseguem aproximação das livrarias e bibliotecas, lugares que ainda não  se tornar atraentes para todos os públicos, principalemente homens e mulheres com muitos afazeres e que não recebem incentivo para a leitura e também, porque, livro não é considerado produto necessário à sobrevivência. Entre comprar um livro e alimentos, sem dúvida a segunda opção é a que mais importa.

Foi com esta questão em minha cabeça que desde o lançamento do meu primeiro livro, iniciei uma campanha de doação de livros.

Faço questão que meus escritos cheguem às mãos de pessoas que não posuem o hábito de ler, que nunca são convidados para lançamentos de livros e que consideram as livrarias e bibliotecas, lugares distantes de suas realidades sociais. São motoristas de taxi, empregadas domésticas, balconistas, vendedores ambulantes, cobradores de ônibus, feirantes, porteiros, entregadores, garis e outros cidadãos e cidadãs, que cruzam a minha vida diariamente. A doação acontece após uma breve conversa, um sorriso, uma delicadeza, um contato de pouca duração mas de grande afetividade. Muitas emoções já aconteceram nestes preciosos momentos: abraços apertados, lágrimas, aperto de mãos, agradecimentos que para mim são lindos presentes.
É emocionante, ver um adulto abraçar um livro a acariciar a sua capa com carinho.
 
Dois em Crise VARRENDO A CASAARVOREDOSCOMPLEXO DE VIÚVA E outras CrônicasALMA FEMININA
Queridos amigos, agradeço a todos os que me ajudaram e ajudam a manter essa campanha, adquirindo meus livros e desta forma propiciando-me a continuar a ajudar a acender no coração de muitas pessoas o amor pela leitura e pelos livros.

Obrigado!

Edison Borba

2 comentários: