segunda-feira, 27 de julho de 2015

O HOMEM / MEU PAI!

No inverno de 1911, mais precisamente no dia 27 de julho, nasceu no Rio de Janeiro, num bairro da zona norte, Oswaldo (com W), meu pai.
Filho de imigrantes portugueses, "Vadinho", seguindo  os passos de seu pai, meu avô João, tornou-se vaqueiro. Seguindo nesta luta, mais tarde trabalhou como tripeiro, uma profissão que não mais existe nas grandes cidades e, posteriormente, graças ao seu trabalho comprou uma pequena loja e finalmente o "Vadinho" era um açougueiro.
Homem trabalhador e silencioso; os seus exemplos valiam mais que mil palavras. Em nossa casa, além da mulher, três filhos e minha avó materna, na hora do almoço havia sempre muitas  pessoas, que garantiam o seu sustento, graças aos fortes braços de meu pai.
Sempre pronto a partilhar o pão, ele nunca negava apoio a quem o procurasse. Minha mãe e minha avó eram cúmplices nesta linda tarefa de ajudar ao próximo.
Seu Oswaldo, homem de poucas letras mas de muita força para ensinar aos seus familiares o que verdadeiramente faz um homem ser o homem.
Ético,  brasileiro que demonstrava seu amor à Pátria, mantendo na parede de sua loja uma bandeira do Brasil, ao lado do escudo do seu clube do coração: Vasco da Gama. 
 
                                                                          
Trabalhou sério,  ajudando a construir essa Pátria, com seu esforço,  nunca se omitindo quando o assunto eram os impostos, as tarifas, as leis, o cumprimento dos deveres de um cidadão que ama sua Terra.
Em nosso rádio, diariamente ouvia-se a "Voz do Brasil", o programa que ainda "informa" o que é feito pelos políticos, incluindo a presidência.
Seu Oswaldo, era preocupado com a seu País e o destino que estava sendo diariamente preparado para seus filhos.
O homem, meu pai,  de maneira simples deixou para seus familiares e amigos bons exemplos.
Hoje, dia 27 de julho, agradeço por ser seu filho!
Eu e meus irmãos: Neyde e Cesar nos orgulhamos do vaqueiro,  tripeiro,  açougueiro cidadão que merece todas as homenagens por ter sido um excelente pai e  brasileiro.
Obrigado papai!
Edison Borba

2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, muito mais que este texto seu pai (Oswaldo Borba) nos deixou fatos incríveis, muitos risos, muitos abraços e graças a esse cara amigo, que soube compartilhou bastante parte de tudo que ele conseguiu no decorrer dos anos, com parentes, amigos e conhecidos. Nesta vida nossos caminhos são traçados pelo que fazemos sem olhar a quem ...., amigos hoje podemos contar em nossos dedos, o tempo nos une aquele em que temos mais afinidades , enquanto outros que tentaram ser amigos , mal conseguiram alcançar nossos dedos o que dirá nosso coração. Amigo " Oswaldo " saudades serão eternas enquanto por aqui vivermos e lembrar daqueles dias..., naquela cozinha, com a garrafa de vidro da famosa " Brahma", saudades ..., eternas saudades e obrigado pelos carinhos e mimos que tivemos desde os tempos da UGF até aquela casa de pedra e que aos amigos sempre foram acolhidos por você amigo. Esteja onde estiver saiba que essas lembranças jamais serão esquecidas, saudades!!!!! Eternas saudades.... o nosso muito obrigado!!!!! - LUIZ MAYNART CORRÊA.

    ResponderExcluir
  2. Meu querido vô Oswaldo....Palavra certa para esse momento: EMOÇÃO. As lágrimas teimam em beirar os olhos quando lembro da tentativa de nos contar histórias que tínhamos que remendar os finais, roto pelo sono após o almoço; o lenço que cobria os olhos para evitar a luz ao deitar; os cabelos brancos, lisos, que eu gostava de acariciar e admirar; o pijama listrado e o barrigão, provavelmente da cerveja que gostava de tomar durante a refeição.
    Uma das últimas imagens que recordo com saudade é quando segurava minha pequena Bárbara em seu colo quando vinha para a casa de mamãe. Colo que era meu quando ainda criança e que agora era dela... (ciúme). Como a vida é engraçada: se repete e se reinventa.Braço forte, postura elegante, e ela tão miúda, envolta pelo olhar do bisavô. Sinto-me feliz e realizada por dizer: eu tive um avô de verdade.

    ResponderExcluir