quarta-feira, 22 de julho de 2015

TEMOS QUE ACREDITAR! (e lutar)

Estamos vivendo no Brasil um difícil momento de descrédito e, o mundo da EDUCAÇÃO, também está sofrendo deste mal.
Porém, para  lutarmos pela melhoria da educação brasileira, precisamos acreditar que nossas crianças e jovens possuem excelente potencial de aprendizagem, que merece o nosso apoio e investimento afetivo, educacional e financeiro.
 
Além de acreditar também precisamos investir neste novo Brasil, urgentemente!
 
As FAMILÍAS,  carecem de rever conceitos de amor e carinho para com seus filhos, além de acompanhar seus passos no mundo, incluindo o escolar.
Não basta comprar celulares e computadores: é preciso estar lado a lado.
Não basta exigir, gritar e castigar: é preciso ouvir.
Não basta deixar, soltar, largar e dizer sempre SIM: é preciso amar e saber dizer NÃO, quando for necessário.
 
Os EMPRESÁRIOS,  também precisam rever conceitos e preconceitos, buscando nas escolas o saber de nossas crianças e jovens.  Investir para que eles possam se tornar cidadãos capazes de mudar nossos País para melhor. O dinheiro aplicado nas crianças e jovens de hoje poderão lhes render excelentes funcionários amanhã.
 
Os GESTORES, revendo suas posturas quanto ao trabalho de seus professores, apoiando e abrindo espaço para que suas Unidades de Ensino estejam em sintonia com o mundo moderno. Sendo exigente quando necessário, mas  capazes de perceber que educar é ir além de estabelecer que ordens sejam apenas cumpridas, sem reflexões.
Bom dia! Boa tarde! Obrigado!
Sorrir e zangar - na medida certa ajuda a melhorar o ambiente escolar.
Atenção, para os funcionários (todos) e os familiares (todos) precisam fazer parte do processo educacional, incluindo aqui uma boa dose de respeito mútuo.
Um bom Gestor é aquele que dialoga, conversa, reflete, apoia e lidera de forma democrática.
 
Os PROFESSORES,  devem ter consciência que o conteúdo mínimo de sua disciplina deve ser cumprido, mas que existe o saber do aluno que também deve ser ouvido. Sempre que possível trazer para a sala de aula, em qualquer disciplina, questões que estão fora dos muros escolares e das paredes da sala de aula.  Por mais que construamos barreiras, o mundo invade o espaço escolar.
A tênue linha que separa o professor do aluno pode ser reforçada através dos exemplos de cada
um em particular. Para exigir é preciso ser um bom modelo de professor / cidadão.
 
As AUTORIDADES, urgentemente precisam sair dos discursos mentirosos e das falsas promessas para agir de forma  humana possibilitando que a educação seja cumprida como o que está em nossa Constituição. Ninguém pode ficar sem atendimento. Todos! Brancos, negros, índios, quilombolas, ricos e pobres não podem ser esquecidos. O País que se intitulou Pátria Educadora, precisa sair para a luta e trabalhar para a diminuição do analfabetismo e da desigualdade social e educacional que assola o Brasil.
 
Temos que acreditar que os nossos alunos  - todos! Os que estudam na rede pública e os que estudam na rede particular de ensino, merecem o mesmo tratamento: RESPEITO!
Temos lutar por todas as nossas escolas!
Temos que batalhar pelo respeito aos profissionais da educação!
Temos, cada um, que fazer a parte que lhe competir, para que todos juntos possam dar às nossas crianças e jovens um futuro melhor!
 
TEMOS QUE ACREDITAR! (e lutar)
 
Edison Borba - Professor desde 1968 (ainda em exercício de suas funções)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário