sexta-feira, 24 de julho de 2015

PINCE - CONTANDO (e fazendo) HISTÓRIA

No dia 20 de agosto, quando estivermos reunidos no auditório da ACRJ, para conversarmos sobre, educação, pesquisa, empreendedorismo, projetos e inovação, além das atividades do Programa Inovar faremos também uma releitura das Feiras e Clubes de Ciências, que aconteceram no Brasil e em especial no Rio de Janeiro, nos anos 70 e 80. Esses eventos foram grandes acontecimentos que reuniam Unidades de Ensino, professores (de várias disciplinas) e alunos (de diferentes séries) em torno dos mais variados temas. Aqui no Rio de Janeiro, o Maracanãzinho foi local de realização destes encontros, que faziam parte do calendário oficial de todas as escolas - públicas e particulares
Toda essa revolução começava nas salas de aula, ocupavam a comunidade escolar e em alguns lugares do Brasil, como foi o caso de Santana da Vargem, cidade de Minas Gerais, a Professora (Nilma Vigato) conseguiu envolver não só a sua cidade, mas também os municípios vizinhos em torno de uma grande feira que reuniu diversos clubes de ciências.
As Feiras e os Clubes de Ciências também eram motivo para que professores de diversas áreas se encontrassem para troca de saberes, sendo que em São Paulo foi possível realizar encontros de professores de todos (todos) os estados brasileiros.
Nas Feiras e Clubes de Ciências, os estudantes mostravam grande capacidade de pensar, pesquisar, criar, inventar, renovar e apresentar para o público ideias inovadoras e produtos úteis para as mais diversas áreas da sociedade, além de grande preocupação com a conservação e preservação do meio ambiente.
Por algum motivo as Feiras e Clubes de Ciências perderam espaço e hoje, apenas em algumas Unidades de Ensino esses eventos ainda continuam acontecendo. Alguns Professores criaram laboratórios de robótica e utilizando a informática realizam excelentes projetos.
Isto é muito bom! Parabéns a esses colegas que continuam a manter acesa a chama da pesquisa em todas as áreas do conhecimento e defendendo a ideia que construir projetos é uma excelente metodologia de ensino, onde nossos estudantes podem demonstrar sua capacidade criativa.


O PINCE, convida a todos os que se preocupam com nossos estudantes e acreditam no processo educativo como um dos melhores caminhos para as nossas crianças e jovens, para se juntarem a nós no dia 20 de agosto, às 10 horas, na ACRJ, rua da Candelária, 09 - Centro.
 
INSCRIÇÕES:
email: luizmaynart@uol.com.br - PROFESSOR: LUIZ MAYNART
 
Em tempo, quero abraçar meus alunos que muito me ensinaram neste tempo de magistério. Crianças e jovens que estudaram nos Colégios / Escolas, como: Barcellos Costa, Educo, Méier, Barão de Lucena, Piedade, Guanabara, UGF, C.E.Gonzaga da Gama, C.E.Heitor Lira, C.E.Paulo de Frontim e C.E.Júlia Kubitschek.
A todos, muito obrigado!
 
Edison Borba - edisonborba@uol.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário