terça-feira, 19 de janeiro de 2016

"COISAS" DO BRASIL

Vez por outra em escrevo sobre o meu País. Coisas boas, outras ruins, enalteço as belezas naturais, a alegria do povo, a diversidade biológica e a maravilhosa área geográfica, que faz do Brasil um País continente.
Apesar de toda essa poesia, tão cantada em verso e prosa, esta grandiosa Terra, vive em constantes tormentas. Quando o assunto são as questões sociais toda essa beleza se esvai, perde-se e escoa por um ralo e transforma-se em lama de diversas cores, de negra até vermelha.
Impossível não ficar triste, melancólico, revoltado, perplexo entre outros sentimentos, assistindo aos telejornais ou lendo os noticiários em revistas e jornais.
O Brasil é um país multifacetado, dividido, repartido em diversas fatias, não se trata das escalas sociais existentes em toda e qualquer sociedade, é algo mais complexo. Um país de muitas tribos, aqui temos centenas de chefes, muitas leis e pouca ordem. Existe uma desordem organizada, para que alguns grupos possam sobreviver deste “caos”. Muitos enriquecem com o tráfico, outros com as tragédias, um grande número se aproveita da saúde, outros da educação numa onda criminosa sem precedentes.
Não há muita diferença entre os bandos de milicianos, traficantes ou políticos. Existe entre eles uma rede que os interliga numa grande teia de corrupção. Tudo isto numa mistura carnavalesca e festiva que permite o Brasil a sediar Jogos Olímpicos.
Seria um privilégio ser um cidadão de uma Nação indicada para se tornar o centro do mundo enquanto durar a Festa Olímpica. Será que esta indicação seria uma forma de fazer o País tentar melhorar a vida de seu povo? Será que a indicação foi por inocência ou aconteceu através de propina?
Como deixar atletas do mundo remar e nadar em águas poluídas? Como permitir que o mundo se dirija para uma cidade cuja violência é uma tragédia anunciada? Como deixar de ver que muitas obras começadas para a Copa do Mundo de Futebol, estão inacabadas e consumiram bilhões de dólares?
Não vou continuar essa ladainha. É melhor continuarmos com as “coisas” belas e boas do Brasil, sua paisagem, sua ecologia, suas festividades e a “alegria”(??!!) de seu povo.
Vamos torcer pelos atletas que virão para participar dos jogos olímpicos, que eles não sejam picados por insetos, nem assaltados por meliantes e não precisem de atendimento nos hospitais públicos.
Que Deus os defenda da “coisas” ruins do Brasil!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário