sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

DESCULPAS & PERDÃO

Diariamente pedimos desculpas para corrigir pequenos incidentes, como pisar no pé de alguém dentro de um ônibus, ou quando distraidamente colocamos no bolso a caneta de outra pessoa. São situações simples que um rápido “desculpe-me por favor” resolve a questão.
Algumas vezes a situação é mais complexa e o pedido de desculpas, precisa acontecer mais formalmente. São fatos que ficam no limiar do perdão. Não é tão grave e nem tão simples, e portanto o pedido de desculpas precisa ser mais formal, digamos mais cerimonioso. São situações perigosas que precisa-se ter coragem para pedir desculpas e desculpar.
Talvez, sejam essas, as causadoras do desmanche de muitas amizades. Um fato que poderia ser visto de uma forma simples torna-se complicado, talvez por questões antigas, por outras “desculpas” mal resolvidas. E aquilo que estaria na casa das desculpas cai no campo do perdão.
Perdoar, é uma atitude que apenas Jesus conseguiu realizar!
Para nós humanos, perdoar é um ato difícil e creio impossível. Das vezes que ouvi alguém pronunciando a palavra “perdão”, ficou evidente que se tratava apenas de uma expressão e não de um sentimento.
Para perdoar é necessário um total despendimento e uma alma extremamente generosa. É possível que os santos, por serem santos, tenham conseguido copiar o Mestre.
Portanto, precisamos ter cuidado com o nosso dia a dia, e não levarmos a vida com tanto rigor e cobranças. É necessário cuidarmos para não transformarmos desculpas em perdão.
Jamais perdoarei meu amigo que não devolveu meu livro! Nunca mais vou perdoar minha prima que criticou-me “pelas costas”!
Facilmente, colocamo-nos, por pequenas coisas, na condição de Jesus!
Creio que ter um filho assassinado, violentado ou sequestrado seja realmente um caso difícil de resolver. Como esquecer de alguém que cometeu tão cruel atitude?
Deixemos para estas situações o perdão! Para os probleminhas diários, por favor, sejamos mais flexíveis e ouçamos o pedido de desculpas.
Eu prometo que também estarei exercitando-me para seguir este caminho.
Queiram desculpar-me por tocar em assunto tão delicado!
Edison Borba

Um comentário:

  1. Parabéns amigo por tocar nos corações das pessoas que não se dobram e muito não se desdobram em perdoar..., " nunca" essa palavra deveria ser banida por muitos , mais muitos ou muitas a cultivam como forma de escape no seu dia a dia. Precisamos tocar nesses corações que jamais perdoam com textos, com frases indiretas para que determinados grupos que se acham " intocáveis" sejam expurgados dos seus rancores adversos e sejam tocados pela mãos do Divino Pai. Após esse texto vamos aguardar que corações endurecidos,almas sofridas sejam "tocadas" pelas suas palavras e que o ano de 2016 seja o ano de juntar os desagregados e que o amor toque a alma dos empreguinados do mal pelo bem maior.OBRIGADO!!!! - LUIZ MAYNART CORRÊA.

    ResponderExcluir