segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

EU SÓ QUERO É SER FELIZ!


“Eu só quero ser feliz, andar tranquilamente na ‘cidade’ onde nasci”!
Esse refrão já foi cantada e decantado centenas de vezes, desde que foi lançado através do filme “Tropa de Elite”. Um simples desejo partilhado por todos os habitantes da cidade do Rio de Janeiro. Poder andar tranquilamente por qualquer rua, em qualquer horário e vestindo ou usando celular, cordão, anel ou outro produto comprado com o dinheiro de um salário ganhado dignamente.
Um pedido que seria muito fácil de ser atendido e que os turistas que por aqui passeiam não conseguem compreender e acabam ficando sem suas máquinas fotográficas, dólares, celulares e até seus passaportes.
Esse pensamento ocorreu-me nesta segunda – feira, após um domingo no qual o carnaval já se fez presente. Observei a preparação de alguns amigos e pessoas da minha família, quando se preparavam para sair e cair na folia. Todos conversavam sobre as melhores maneiras de protegerem seus celulares. Ninguém ousou usar nada que pudesse servir de “isca” para algum meliante. Documentos e dinheiro, colocados em sacos plásticos dentro das roupas íntimas.
Eu, olhava para aquela movimentação e o que eu via era um grupo de jovens que se preparava para atravessara faixa de Gaza. Talvez seja um pouco de exagero da minha parte, mas os cuidados que todos procuravam ter, era apenas para conseguirem um pouco de diversão num dos blocos carnavalescos da nossa cidade.
E o pior da história, é que essa forma de buscar proteção não é apenas para o carnaval, uma festa que reúne milhares de pessoas, mas trata-se de atitudes do nosso cotidiano. Diariamente quando saímos de nossas casas, precisamos  nos “armarmos” de cuidados para não sermos mais uma vítima para as estatísticas.
Que pena! O que nós queremos é apenas sermos felizes e andarmos tranquilamente pelas ruas da Cidade Maravilhosa!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário