sábado, 16 de janeiro de 2016

DESAGREGADOS

Existem palavras, cujo significado, dependendo de onde e como ela é empregada, pode ter conotações boas, tristes ou até trágicas. Um bom exemplo é o verbo desagregar.
Em química, podemos fracionar, desmembrar ou desagregar os elementos de uma reação, para obter um novo produto. Neste caso laboratorial, o que pode acontecer   é a reação não produzir o resultado esperado.
Quando ela, a palavra desagregar, aparece no dicionário policial ela tem efeito associado ao gás de pimenta, que é lançado sobre manifestantes, para desagregar o grupo, separar os que estão protestando e assim restabelecer a ordem (??!!).
Nos laboratório de anatomia, os médicos desmembram o corpo de um morto, desagregando todas as suas partes para que se possa entender o funcionamento do organismo humano.
Em todos os casos citados, desagregar associa-se a situações de estudo, experiência e manutenção do equilíbrio social. Portanto, desagregar faz-se necessário.
Porém, quando a desagregação acontece entre pessoas, provocando a desunião, a separação, a dissociação de pessoas, o verbo só pode ser conjugado no tempo da tristeza, no presente, que anula um passado de amizade e despreza o que poderia ser um belo futuro.
Como é triste vermos uma família se desagregando, se desfazendo e seus componentes se espalhando pelo mundo numa total dissociação de amor. O mesmo pode acontecer entre amigos. Amizades que se fragmentam separando amigos, que dividiram bons momentos, deram boas risadas e até choraram juntos, mas, que movidos por algum incidente ou acidente, se desconectaram dissolvendo em ácido todo um tempo de amizade.
Desunir o que estava agregado pelo carinho, decompor uma relação de afeto arrancando do coração o que havia de belo é terrivelmente triste. Ninguém deveria se separar ou ser separado de quem ama, sejam amantes ou amigos. É como arrancar uma parte do corpo, o galho de uma árvore ou impedir um pássaro de cantar.
Cuidemos para que não sejamos levados a dissolvermos uma relação, como acontece num laboratório onde substâncias são decompostas e seus elementos se dissociam para nunca mais se unirem!
Cuidado, por favor cuidado!
Edison Borba

Um comentário:

  1. Se por ventura se desagregaram é sinal que vivemos anos a fio uma relação não muito sólida, talvez essa pessoa tenha tido o dissabor de não querer ver o outro em uma nova relação de casal.Essa pessoa não gostaria de dividir o amigo com outros amigos, não curtiu ser trocada por uma relação mais recente, se achando um ser " intransponível", não soube perder momentos que no seu inconsciente já estavam estagnados ou simplesmente essa pessoa não sabe o significado de " amigo " . Apesar de ser uma conhecedora das " letras" ou apenas se diz ser, não sabe encaixar em rumos que a vida nos impulsiona, a terra sempre está em rotação e quanto a essa " criatura " , posso assim dizer pois foram anos a fio convivendo com essa navalha em nossa carne,ela parou no espaço deixado pelo seu amigo, logo está distante de saber o significado fiel do amigo, que por muitos anos dedicou seus finais de semana para ouvir seus desamores,suas frustações de mulher companheira de um louco maníaco, isso para não ser direto na colocação do expurgado em tese.Saiba de hoje em diante o que é ser " amigo" e não cometas mais erros banais, quando alguém lhe afirmar algo mesmo que seja uma " foto " , investigue e não se precipite em usar seu poder de " mestre" para tentar achincalhar com o amigo que te colocou no pedestal e hoje tem na geladeira. Bons momentos com os velhos e novos nunca mais serão os mesmos, mostrou que não sabes perder e que não admite ser contrariada por pequenos deslizes...... Estamos aqui na arquibancada assistindo você " P " da vida, se contorcendo de incômodos!!! - LUIZ MAYNART CORRÊA.

    ResponderExcluir