sábado, 23 de janeiro de 2016

RECOMEÇAR

Iniciar uma tarefa, nem sempre é fácil, porém quando trata-se de algo novo que desejamos construir, o sentimento de aventura, a vontade de descobrir o novo, nos impulsiona no sentido da conquista.
Porém, quando se trata de recomeçar, reconstruir ou refazer, algo que já existia e que por algum acidente acabou, a luta torna-se mais árdua. Vai ser necessário vencer a tristeza da perda causada pela tragédia e tentar de novo. Sem dúvida, esta situação é bem mais complexa.
Alguns acidentes que emocionaram o Rio de Janeiro, ainda permanecem na nossa memória e também na vida do País, pois muitas vítimas ainda não conseguiram refazer suas vidas.
Famílias que habitavam os prédios que desabaram na Barra, as que tiveram suas casas destruídas pelas enchentes em Petrópolis, Teresópolis e Friburgo. Os que tiveram suas vidas mudadas pelo desabamento em Niterói, no morro do Bumba, e na cidade de Angra dos Reis.
Ainda sofrem na tentativa da reconstrução de seus lares.
O incêndio que destruiu um circo em Niterói, permanece até hoje na nossa memória e faz parte da história do nosso estado. O famoso “filósofo” das ruas o “Gentileza”, faz parte deste acontecimento. Ele afirmava, que seis dias após a tragédia acordou ouvindo vozes, que o mandaram abandonar o mundo material e se dedicar ao universo espiritual.  Dirigiu-se para o local onde aconteceu o incêndio, transformando-o em um jardim.
Durante quatro anos ele morou e cuidou daquele local, e também consolou às famílias das vítimas. José Datrino, um caminhoneiro, tornou-se o “Profeta Gentileza”, que espalhou pelas ruas da cidade o conhecido: “gentileza gera gentileza”.  
Poderíamos lembrar de muitos outros acidentes e das consequências que eles trouxeram para a vida de diversas famílias, que perderam entes queridos, suas casas e objetos e tiveram que enfrentar um recomeço, lutando contra o fantasma da perda.
Infelizmente, as tragédias brasileiras tornam-se mais “trágicas”, pois as vítimas precisam depender das autoridades para poderem refazer suas vidas.
Esta é uma tragédia, que envolve moral, ética e corrupção. Infelizmente o Profeta Gentileza, não conseguiu atingir o coração das autoridades brasileiras.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário