quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

TALIDOMIDA & VIRUS ZICA

Nos anos cinquenta, um laboratório alemão, criou uma droga destinada a controlar a ansiedade, tensão e náuseas. Em 1957, o medicamento foi considerado bastante seguro, que passou a ser recomendado para as mulheres grávidas evitarem os enjoos matinais.  Diante da segurança apresentada, 146 países, incluindo o Brasil, passaram a indicar talidomida para as grávidas.
Mais tarde, em 1960, descobriu-se que esta droga, interferia no desenvolvimento fetal, provocando o encurtamento dos membros superiores e inferiores (braços e pernas), fazendo os bebês nascerem com sérias anomalias.
Devido a essa trágica constatação, em 1961, a droga foi retirada do mercado, menos no Brasil, que continuou a manter a sua indicação  para pacientes grávidas, por mais quatro anos.
Os problemas gerados pelo talidomida, ainda se refletem até os dias de hoje. Uma grande população de homens e mulheres, que nasceram mutilados, tiveram e ainda têm que enfrentar grandes dificuldades e preconceitos para se colocarem no contexto da sociedade.
Atualmente, o vírus Zica, transmitido pela fêmea do mosquito Anopheles, está provocando uma situação similar. A microcefalia, não é um problema apenas para os dias de hoje, as crianças microcefálicas precisarão de acompanhamentos especializados, numa multiplicidade de agentes, como pediatras, psicólogos, pedagogos, fisioterapeutas entre outros profissionais, para que eles possam ter uma vida digna.
O governo, não tem demonstrado, estar devidamente sensibilizado para esta questão, que terá graves consequências por toda a vida destes brasileiros e de suas famílias.
É constrangedor vermos gente inocente, com seus filhos portadores da microcefalia, sem ter a consciência da grande luta que enfrentarão.
Não vimos ainda os meios de comunicação, alertando e conscientizando para os grandes problemas que ainda virão. As campanhas de colocar areia em pratinhos das plantas, é necessária, sim! Mas, enquanto existir cidades sem saneamento básico, sem água encanada, sem ruas asfaltadas, sem coleta de lixo adequada; os mosquitos, moscas, ratos e todo o tipo de outros animais estarão servindo como vetores para que muitas doenças se espalhem pelo país.
O caso da microcefalia > zica > mosquito é muito mais complexo do que aparentemente é apresentado para a população.
Os efeitos da talidomida ainda estão espalhados pelo mundo, e assim será com a microcefalia, com uma diferença: a talidomida foi retirado do mercado, apenas com uma ordem escrita, porém os mosquitos não sairão das cidades através de um decreto ou lei.
Edison Borba
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário