sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

ALUNOS!

(por) Edison Borba



Com o início de mais um ano letivo, algumas questões devem ser  lembradas como: "meus alunos são unidades diferentes".
Quando um professor chega a uma sala de aula, com seu planejamento para atender a uma turma, algumas situações estão previamente previstas, como: quantidade de estudantes, se a turma é mista ou não, a faixa etária e a série. Estes pequenos indícios, são apenas alguns elementos que o profissional da educação obedece ao organizar as atividades aula. Porém, há muito mais a ser levado em conta! Cada aluno é um indivíduo com peculiaridades genéticas que o faz ser uma unidade..
Como fazer para trabalhar com seres humanos absolutamente diferentes, reunidos num espaço chamado sala de aula?
Bom senso, paciência, informação, flexibilidade e amor. As salas de aula são laboratórios experimentais, nos quais o professor testará a sua capacidade de lidar com seres humanos e faze-los se sentir atendidos em suas características personalizadas. Os alunos esperam não só um conteúdo disciplinar de qualidade, mas e principalmente, uma relação de respeito, carinho e amor, na qual ele se sinta único.
Antes que algumas vozes se levantem para falar dos problemas, quero apenas informar, que independentemente das questões sociais e governamentais, dos baixos salários, das escolas depredadas, da falta de material didático adequado, do  excesso de alunos em cada sala e da ausência da maioria das famílias  a essência do magistério é, e será sempre: “atender as diferenças e diversidades, vendo cada aluno como unidade humana, rica em predisposições que precisam ser estimuladas”.

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