domingo, 6 de setembro de 2015

DIETA MILAGROSA

As segundas - feiras, são escolhidas para se colocar em prática vários planos, e entre os muitos compromissos que assumimos, um deles é o início de uma dieta. A preocupação com o peso, com as gordurinhas, as celulites, o colesterol, a glicose e tantas outros itens que  envolvem   estética  e
saúde fizeram com que o mundo voltasse os olhos para os produtos diet e light. O glúten transformou-se num vilão junto com o açúcar branco e outros produtos num troca troca de  vilões, da saúde e estética.
A fixação com a aparência, com determinado padrão de beleza, tem sido um caminho para distúrbios orgânicos como a  anorexia  além de outros que colocam em risco a vida do paciente.
Sem dúvida que saúde é coisa séria e precisamos cuidar do nosso organismo  prevenindo  possíveis doenças. Também a estética deve ser alvo de preocupação, desde que esteja  ajudando a manter o equilíbrio corporal e emocional.
Portanto, tudo o que ingerimos e usamos em nosso corpo, deve ser escolhido com cuidado, cautela e equilíbrio, os exageros são preocupantes.
Porém, existe um outro tipo de dieta que precisamos não descuidar. Trata-se de uma dieta ao contrário, isto é,  preocupação  com o que deixamos sair da nossa boca. É um contraste, um corpo malhado, saudável e bem cuidado que deixa escapar palavras ruins, maledicências, agressividade, preconceitos, agressões e outros tipos de "produtos" mais nocivos do que todos os açúcares e gorduras que existem no mundo
.
Aproveitando a chegada de mais uma segunda - feira, sugiro que  iniciemos uma dieta ao contrário, isto é, passarmos a cuidar daquilo que falamos. Cuidar para não ofender, não magoar, não violentar através de palavras ruins e impensadas, nossos semelhantes.
Tenho observado que estamos vivenciando uma matemática invertida, na medida que as academias de ginástica aumentam a frequência, diminui a educação social.
É comum presenciarmos brigas, desavenças, ofensas,  uso de palavrões por pessoas que de boca fechada passariam por educadas. A falta de cuidado com o está saindo da boca dos seres humanos é digno de atenção. Nunca tantos falaram tanta bobagem e agressividades como neste último século.
Cada vez mais o por favor, o obrigado, o com licença, os elogios descompromissados estão abandonando as nossas relações. Cada vez mais fala-se errado e o uso de palavrões passaram a sair de bocas de todas as idades e sexos.
Ofensas tornam-se cada vez mais comuns no nosso cotidiano.
Amanhã, segunda-feira, vamos aproveitar para iniciarmos uma nova dieta e passarmos a cuidar melhor daquilo que deixamos sair de nossas bocas.
 
Edison Borba
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário