quarta-feira, 7 de outubro de 2015

A CULPA É DA HEREDITARIEDADE! SERÁ MESMO?

Em 1832, Charles Darwin visitou o Brasil, entre idas e vindas o famoso cientista permaneceu cerca de cinco meses em terras brasileiras.
Darwin encantou-se com a diversidade da flora e fauna encontrados pelos lugares por onde passou, como o Arquipélago Fernando de Noronha, Bahia e Rio de Janeiro.
Além das suas observações sobre a natureza, seus estudos sobre as belezas que ele pode ver, também não lhe escaparam as questões sociais.
Uma das observações escritas em seu diário, refere-se à demora das autoridades brasileiras em lhe conceder os documentos necessários para que ele pudesse viajar com cavalos.
Há comentários, que em virtude da maravilha que o Brasil lhe oferecia, ele, diante das dificuldades encontradas, teria falado “a perspectiva de ver matas selvagens cheias de belos pássaros, macacos, preguiças e jacarés faz um naturalista até mesmo lamber a poeira das botas de um brasileiro”, tal era a admiração de Darwin pelas maravilhas da natureza brasileira.
Muitas de suas anotações foram publicadas no Diário do Beagle, e depois fizeram parte do seu livro A Origem das Espécies. Além de descrever as belezas brasileiras, Darwin, como bom observador, separou alguns trechos sobre a sociedade da época, cujas atitudes, fizeram com que ele considerasse o Brasil, um país das impunidades, onde qualquer criminoso de posses permaneceria livre, e onde todos poderiam ser corrompidos.
O famoso naturalista Charles Darwin, deixou o Brasil, afirmando que nunca mais retornaria a uma nação escravocrata.
Após mais de cem anos da visita de Darwin ao Brasil, as suas observações sociais confirmaram-se como verdadeiras. A reprodução de corruptos e ladrões aumentou em progressão geométrica formando uma população fechada, cujo habitat natural acontece endemicamente no planalto central do Brasil.  Eles podem ser encontrados em “tocas” específicas feitas de concreto conhecidas como senado, câmaras e palácio. A procriação entre eles é assustadora, já existem várias gerações, causando sérios problemas ecológicos sociais em diversos espaços, conhecidos como estados. Um exemplo a ser pesquisado, acontece numa área do país conhecida como Maranhão, onde descendentes de um corrupto se adaptaram e se espalharam causando graves danos na população local.
Se Darwin pudesse voltar no tempo, ele veria que suas constatações eram verdadeiras. Porém, eu continuo refletindo e perguntando: será mesmo que a culpa é da hereditariedade?
E você, leitor, o que acha?
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário