domingo, 25 de outubro de 2015

REDAÇÃO DO ENEM 2015 - VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

 O tema da redação do ENEM, 2015, foi bastante pertinente. O Brasil continua sendo um dos países onde o número de mulheres violentadas é assustador. Diariamente assassinatos, estupros, assédios entre outros tipos de violência contra o feminino acontece, nos lares, nas fábricas, nos escritórios, nas ruas, nos transportes e até em igrejas.
Um tema, que acredito deve ter possibilitado aos candidatos,  tecer comentários com facilidade. A história da Senhora Maria da Penha, mulher lutadora, que mesmo tendo a sua vida colocada em risco, não deixou de lutar por sua vida e a de seus filhos deve ter sido citada em várias redações.
Em maio deste ano, tive a oportunidade de lançar o livro ALMA FEMININA, pela Editora All Print, no qual a violência contra a mulher surge sob vários aspectos, assassinatos cruéis como o caso de Ainda Cury, Ângela Diniz, Claudia Lessin entre outras mulheres que perderam as vidas e a lei não foi eficaz em punir seus matadores.
A violência contra as mulheres indígenas, que desde a chegada de Cabral, até os dias de hoje, também foi tratado no livro, que trouxe à lembrança a história de Diacuí, vítima da violência social brasileira nos anos cinquenta.
As mulheres negras que precisam lutar para conseguir respeito numa sociedade que além de machista também é preconceituosa, também está retratada no livro Alma Feminina.
Muito bom, trazer para os futuros universitários e universitárias tema tão complexo, num país cujas Leis são construídas pelo masculino e portanto ainda não atende de forma satisfatória as brasileiras.
No livro ALMA FEMININA, também situações de violência, como o que aconteceu com Maria Carolina de Jesus, catadora de papel e escritora, que foi enganada pela sociedade, que a explorou usando as  suas obras, deixando-a morrer na miséria.
Não esquecemos também de tratar a questão da violência justificada, que ocorre quando, a justiça busca contra a vítima informações para que ela seja violentada, como é o caso do uso de roupas e maquiagens, que transformam a vítima em algoz, sob a visão distorcida da lei.
O tema  foi realmente muito bem escolhido, e poderá até servir de alerta para as novas universitárias, que talvez desconheçam que nos Campus de grandes Universidades acontecem diversos tipos de violência contra a mulher, a começar pelo triste e infeliz trote, a que as calouras são submetidas.
Chega de violência contra a mulher!
 
Edison Borba
Livro: ALMA FEMININA
Editora: All Print - S.P. - 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário