quarta-feira, 14 de outubro de 2015

O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO MUNDO UNIVERSITÁRIO?

Há tempos acompanho notícias envolvendo universitários brasileiros. Como professor, que já militou no ensino superior, não consigo entender as mudanças comportamentais que envolvem nossos estudantes, os que conseguiram chegar a um nível educacional, reservado para poucos brasileiros.
Brigas, tráfico de drogas, consumo de entorpecentes, festas animalescas, desrespeito, assassinatos, estupros e tantos outros fatos noticiados pela mídia. Todos os itens citados acima já foram notícia. Alunas agredidas nos campus de universidades, já se tornou banalidade como também publicação de nomes de alunos e suas “classificações sexuais”. Trotes violentos, levando alunos calouros à morte. Brincadeiras (??!!) que colocaram em risco a vida de pacientes numa faculdade de medicina. Estas e muitas outras manchetes já venderam jornais e chocaram a população, mas este tipo de atitude continua a acontecer, como se o fato de estar no ensino superior, desse aos delinquentes imunidade parlamentar.
É historicamente sabido que a vida universitária sempre gozou de ações, muitas vezes pouco convencionais. Também o vanguardismo, as inovações e engajamento políticos fazem parte do pensar e agir de universitários de todo mundo. A juventude brasileira dos anos ditatoriais tiveram papel relevante no movimento de retorno à democracia, deixando para a história do nosso país a importância da juventude “pensante” que ajudou nas lutas pelos direitos da sociedade.
Eu tenho orgulho de ter participado dos movimentos deste tempo!
O tempo passou, a tecnologia chegou e mudanças aconteceram: computadores no lugar das máquinas de escrever, técnicas de pesquisa extremamente sofisticadas além de outras parafernálias que trouxeram para o mundo acadêmico mais facilidade de aprofundamento no mundo científico. Porém, o comportamento dessa juventude que no momento ocupa os bancos universitários tem deixado muito a desejar.
Atualmente, ser universitário é experimentar os mais variados tipos de drogas? Fazer sexo sem camisinha? Prostituir-se? Frequentar festas e ficar embriago pegar o carro e descumprir as leis? É usar a sua condição de estudante acadêmico para assassinar calouros? O que é ser universitário neste século? O filme “Tropa de elite” apresentou  chocantes cenas do comportamento de alguns universitários (a quantidade de  alguns, daquela época, aumentou significativamente).
Às vésperas da realização das provas do ENEM, fico a pensar nos milhares de jovens que estarão ingressando no sonhado mundo universitário. Famílias reunidas em torno de seus filhos e filhas que caminharão na busca do tão sonhado “canudo”.
O que acontecerá com os que forem aprovados e matriculados? Sobreviverão a violência dos trotes? Que família será premiada com a morte de seu filho, cujo corpo poderá ser encontrado boiando em alguma piscina? E as filhas, resistirão aos apelos sexuais? E as drogas? Quantos conseguirão conseguir seus diplomas mentalmente sadios?
O que está acontecendo com as nossas universidades?
Para os que afirmarem que os casos publicados em jornais são isolados, lamento ... mas são tantos casos isolados que deixam de ser “isolados” para representarem o perfil de um grupo.
Vale uma reflexão, neste mês de outubro em que se comemora o dia das crianças e dos professores.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário